Décimo terceiro antecipado
A partir de hoje, 24 de maio, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do abono anual. A distribuição dos valores seguirá até o dia 7 de junho, beneficiando mais de 33,6 milhões de segurados, com base no último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).
Beneficiários que recebem até um salário mínimo terão a segunda parcela liberada primeiro, enquanto aqueles com valores superiores terão acesso a partir de 3 de junho.
Informações detalhadas sobre os pagamentos podem ser obtidas através do aplicativo Meu INSS ou pelo portal gov.br/meuinss desde abril. Para aqueles sem acesso à internet, o telefone 135 está disponível para consultas, exigindo a confirmação do número do CPF e outros dados pessoais. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O adiantamento do abono foi oficializado por decreto em março, marcando o quinto ano consecutivo de antecipação do benefício, uma prática iniciada em 2020 devido à pandemia de covid-19 e mantida nos anos subsequentes.
O Ministério da Previdência destaca que o adiantamento do décimo terceiro representa uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. Deste montante, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, que será paga entre o final de maio e início de junho. A primeira parcela, referente a abril, foi distribuída entre o final de abril e início de maio.
A maior parte dos aposentados e pensionistas receberá metade do abono na segunda parcela, exceto aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, cujo valor será proporcional ao tempo de benefício.
O Ministério também esclarece que beneficiários em situação de incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença) têm direito a um valor reduzido do décimo terceiro, calculado com base na duração do benefício. Benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não incluem o décimo terceiro por determinação legal.
Imagine uma ave tão poderosa que suas garras superam as de um urso em tamanho…
Você passa meia hora esfregando seu cachorro com shampoo cheiroso, enxagua, seca, e ele sai…
Você já ouviu o coaxar grave do sapo-cururu à noite e se perguntou qual é…
Imagine tomar um chá feito com raízes da floresta que alivia suas dores ou um…
Imagine viajar pelo coração da Amazônia, descobrindo histórias de garimpos lendários, rios majestosos e comunidades…
As mudanças climáticas estão alterando a disponibilidade hídrica — em todo o mundo, e bem…
This website uses cookies.