Categories: Geral

Comer 2 fatias de pão de forma podem ser suficiente para não passar no teste do bafômetro

 

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa que revela a presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma. Segundo o levantamento, algumas dessas marcas apresentam teores de álcool que fariam com que os produtos fossem considerados alcoólicos, caso fossem bebidas, com níveis superiores a 0,5%.

Publicidade
Teste do bafômetro

As marcas com maiores teores de álcool detectados foram:

  • Visconti: 3,37%
  • Bauducco: 1,17%
  • Wickbold 5 Zeros: 0,89%
  • Wickbold Sem Glúten: 0,66%
  • Wick Leve: 0,52%
  • Panco: 0,51%

A pesquisa destacou que, dependendo da quantidade consumida, alguns desses pães poderiam até resultar em uma falha no teste do bafômetro. Segundo os índices do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a quantidade segura de álcool no organismo é abaixo de 3,3 gramas (g). No entanto, a pesquisa aponta que duas fatias do pão Visconti contêm o equivalente a 1,69 g de álcool, o Bauducco 0,59 g e o Wickbold 5 Zeros 4,45 g.

Riscos para Grávidas e Lactantes

A pesquisa alerta para os riscos da ingestão de álcool por grávidas e lactantes, mesmo em baixas doses, que podem afetar o aprendizado e causar problemas de memória nas crianças. A síndrome alcoólica fetal (SAF), resultante da ingestão de álcool durante a gravidez, é caracterizada por anomalias no desenvolvimento do sistema nervoso central, retardo de crescimento e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Advertências Necessárias para Crianças

O estudo indica que, se os pães fossem considerados medicamentos fitoterápicos, oito marcas precisariam incluir advertências nas embalagens. De acordo com as diretrizes pediátricas europeias, o limite para a presença de álcool em medicamentos fitoterápicos para crianças é de 6 miligramas por quilo (mg/kg) de peso corporal. Para uma criança de 12,5 kg, a taxa limite seria de 75 mg. No entanto, algumas marcas superam esse limite em uma única fatia de pão:

  • Visconti: 843 mg de etanol
  • Bauducco: 293 mg
  • Wickbold 5 Zeros: 233 mg
  • Wickbold Sem Glúten: 165 mg
  • Wick Leve: 130 mg
  • Panco: 128 mg
  • Seven Boys: 125 mg
  • Wickbold: 88 mg

Causa da Contaminação

A contaminação dos pães com álcool pode ocorrer durante a adição de conservantes na produção. “O álcool usado para diluição do conservante deve evaporar antes do consumo, mas o abuso na quantidade do antimofo ou em sua diluição pode resultar em um pão com um teor de etanol muito elevado”, explica o texto da pesquisa.

A pesquisa da Proteste ressalta a importância de regulamentações mais rigorosas e práticas de produção mais seguras para garantir que produtos de consumo diário, como os pães de forma, não apresentem riscos à saúde dos consumidores.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

12 minutos ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

2 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

5 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

6 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

21 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

21 horas ago

This website uses cookies.