Energia

Parceria entre a USP e Universidade Nova de Lisboa promove conferência sobre sustentabilidade

Durante os dias 7 e 8 de setembro, a Universidade Nova de Lisboa (UNL), em parceria com a USP, realizará a 1ª Conferência de Intercâmbio e Conhecimento. O evento será dedicado ao tema da sustentabilidade e acontecerá no formato híbrido: presencialmente na Reitoria da UNL, no campus de Campolide, em Lisboa, e também será transmitido por streaming. Para os interessados, é possível se inscrever por meio deste formulário até o dia 30 de julho.

Essa será a primeira de uma série de conferências que oferecerão oportunidades para os pesquisadores das instituições desenvolverem conexões e trocarem experiências, estimulando o desenvolvimento de projetos em conjunto. Em outubro de 2022, a USP e a UNL já haviam assinado um convênio para cooperação acadêmica, que promoveu o aumento da colaboração e do intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das duas universidades.

Publicidade

Para a abertura do evento, no dia 7 de setembro, o tema principal é o papel da universidade na promoção de futuros sustentáveis. O primeiro dia da programação também incluirá discussões sobre as práticas que ambas as universidades estão adotando para tornar seus campi em modelos sustentáveis, abrangendo tópicos como construção sustentável, economia circular, a adoção da prática de desperdício zero, estimativa de emissões de gases de efeito estufa, segurança alimentar, bem como questões de inclusão, equidade e diversidade para transformar a universidade em um ambiente acessível a todos.

No dia 8 de setembro, um painel será dedicado para novas opções de energia sustentável, além do uso de inteligência artificial para o planejamento e otimização de sistemas de energia. Também serão abordados temas como precificação e pegada do carbono, serviços ecossistêmicos relacionados à proteção de áreas naturais, saneamento e caminhos tecnológicos para a gestão dos recursos hídricos.

As instituições mantêm parcerias regulares, que nos últimos dez anos resultaram em 944 produções científicas conjuntas nas áreas de Física, Astronomia, Medicina e Engenharia. Em entrevista ao Jornal da USP em 2022, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior enfatizou que a gestão atual da Universidade prioriza a inovação e o desenvolvimento sustentável e a UNL compartilha esta dedicação. “Várias iniciativas da USP estão indo nessa direção e eu percebo que a UNL também tem um grande compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Temos uma agenda bastante semelhante e com certeza podemos fortalecer nossas parcerias nos próximos anos.”

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A precipitação provoca calor húmido extremo nos trópicos e subtrópicos

A equipe, da Universidade de Leeds e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, forneceu…

4 horas ago

As abelhas são afetadas por temperaturas mais altas e uso mais intensivo da terra

O número e a diversidade de Abelhas estão diminuindo em todo o mundo. Alguns estudos…

6 horas ago

Quer a zamioculca com folhas brilhantes? Veja como fazer a limpeza sem produtos agressivos

Imagine entrar em casa e ser recebido por uma planta com folhas tão verdes e…

7 horas ago

Orquídea com brotos novos e sem flor? Veja o que pode estar travando a floração

As suas orquídeas estão cheias de folhas verdes e brotos novos, mas nenhuma flor aparece?…

7 horas ago

Como o barulho virou um ‘assassino silencioso’ ligado a doenças cardíacas, diabetes e demência

Pesquisas revelam que o ruído constante em ambientes urbanos pode causar impactos severos na saúde…

8 horas ago

Estudantes de Sergipe criam tecnologia que purifica água com resíduos de quiabo

Projeto desenvolvido por alunos do ensino médio em Canindé de São Francisco propõe solução sustentável…

8 horas ago