Energia

Parceria entre a USP e Universidade Nova de Lisboa promove conferência sobre sustentabilidade

Durante os dias 7 e 8 de setembro, a Universidade Nova de Lisboa (UNL), em parceria com a USP, realizará a 1ª Conferência de Intercâmbio e Conhecimento. O evento será dedicado ao tema da sustentabilidade e acontecerá no formato híbrido: presencialmente na Reitoria da UNL, no campus de Campolide, em Lisboa, e também será transmitido por streaming. Para os interessados, é possível se inscrever por meio deste formulário até o dia 30 de julho.

Essa será a primeira de uma série de conferências que oferecerão oportunidades para os pesquisadores das instituições desenvolverem conexões e trocarem experiências, estimulando o desenvolvimento de projetos em conjunto. Em outubro de 2022, a USP e a UNL já haviam assinado um convênio para cooperação acadêmica, que promoveu o aumento da colaboração e do intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das duas universidades.

Publicidade

Para a abertura do evento, no dia 7 de setembro, o tema principal é o papel da universidade na promoção de futuros sustentáveis. O primeiro dia da programação também incluirá discussões sobre as práticas que ambas as universidades estão adotando para tornar seus campi em modelos sustentáveis, abrangendo tópicos como construção sustentável, economia circular, a adoção da prática de desperdício zero, estimativa de emissões de gases de efeito estufa, segurança alimentar, bem como questões de inclusão, equidade e diversidade para transformar a universidade em um ambiente acessível a todos.

No dia 8 de setembro, um painel será dedicado para novas opções de energia sustentável, além do uso de inteligência artificial para o planejamento e otimização de sistemas de energia. Também serão abordados temas como precificação e pegada do carbono, serviços ecossistêmicos relacionados à proteção de áreas naturais, saneamento e caminhos tecnológicos para a gestão dos recursos hídricos.

As instituições mantêm parcerias regulares, que nos últimos dez anos resultaram em 944 produções científicas conjuntas nas áreas de Física, Astronomia, Medicina e Engenharia. Em entrevista ao Jornal da USP em 2022, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior enfatizou que a gestão atual da Universidade prioriza a inovação e o desenvolvimento sustentável e a UNL compartilha esta dedicação. “Várias iniciativas da USP estão indo nessa direção e eu percebo que a UNL também tem um grande compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Temos uma agenda bastante semelhante e com certeza podemos fortalecer nossas parcerias nos próximos anos.”

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

“Uma Saúde” precisa de ecologia

A Terra está sempre mudando, mas as interconexões animais, humanas e ambientais estão aumentando com…

5 horas ago

Maioria dos brasileiros apoia regulação das redes sociais, aponta pesquisa

Uma pesquisa nacional realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 60% dos…

5 horas ago

Governo de SP divulga finalistas para gerir plataforma de financiamento para reflorestamento

O Governo de São Paulo avança na implementação de um novo mecanismo financeiro voltado para…

6 horas ago

Baterias de Lítio-Aragonita Duplicam Autonomia de Veículos Elétricos

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma tecnologia revolucionária de bateria que promete dobrar a autonomia…

6 horas ago

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

9 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

11 horas ago

This website uses cookies.