Meio Ambiente

Parceria entre Indústria e Governo para a Descarbonização no Brasil

A indústria brasileira e o governo federal estão alinhados em um objetivo comum: a descarbonização. O Plano de Transição Ecológica, lançado pelo governo e vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é uma prova concreta dessa parceria.

Prioridades do Plano

O Plano de Transição Ecológica estabelece várias prioridades, incluindo a criação de um mercado regulado de carbono, a formação de núcleos de inovação tecnológica nas universidades, a expansão de áreas de conservação florestal e o apoio à bioeconomia. Além disso, o plano também se concentra no desenvolvimento da cadeia de hidrogênio de baixo carbono e na promoção da economia circular.

Publicidade

A Visão da Indústria

Juliana Falcão, gerente de Clima e Energia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), vê essas estratégias com otimismo. Segundo ela, todas as medidas anunciadas até agora no Plano de Transição Ecológica estão diretamente relacionadas à estratégia que a CNI desenvolveu há dois anos para uma economia de baixo carbono. Essa estratégia tem como objetivo apoiar a indústria em sua descarbonização.

Benefícios do Plano

As ações do plano devem ajudar o Brasil a cumprir seus compromissos de redução das emissões de gases poluentes. Além disso, o plano visa combater a crise climática com justiça social e sustentabilidade, tudo isso alinhado à criação de empregos e ao aumento da produtividade.

Financiamento da Descarbonização

Falcão destaca o desenvolvimento do mercado regulado de carbono, o hidrogênio de baixo carbono e o desenvolvimento da energia eólica offshore como ações importantes do plano do governo. Ela também menciona que o Plano de Transição Ecológica trará ações concretas de investimento através do BNDES. Segundo ela, o BNDES será um dos principais atores para financiar esse plano, o que será muito importante para a indústria. Recentemente, a CNI publicou um estudo que demonstra que serão necessários, no mínimo, R$ 40 bilhões para apoiar a descarbonização da indústria.

Para a CNI, é fundamental trabalhar em parceria com o governo nessas ações de apoio à economia verde. Incentivos serão necessários para que o setor industrial possa adotar as ações para reduzir emissões.

 

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Sol artificial” da China quebra recorde de fusão nuclear ao gerar um ciclo constante de plasma por 1.066 segundos

Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…

3 horas ago

4 passos para plantar alecrim em vasos e ter ervas frescas o ano todo

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…

4 horas ago

Calor extremo matará milhões de pessoas na Europa

Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…

4 horas ago

Mudanças no ciclo global da água

Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…

5 horas ago

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

1 dia ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

1 dia ago

This website uses cookies.