Cultura

Livro gratuito destaca piquiá da Amazônia e aplicações biotecnológicas e sustentáveis da fruta: A obra digital foi lançada pela Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou a versão digital do livro “O Piquiá da Amazônia: Contribuições sobre a biologia e aplicações biotecnológicas”. A obra reúne trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes da Ufopa e de outras instituições, oferecendo uma visão ampla sobre o Caryocar villosum (Aubl.) Pers., popularmente conhecido como piquiá da Amazônia.
Publicado pela Editora da Ufopa, o livro foi organizado pelo professor Élcio Meira da Fonseca Júnior, do curso de Biotecnologia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). Estruturado em nove capítulos, o material aborda desde aspectos de morfologia, fenologia e germinação até a produção de mudas, seleção de matrizes e usos biotecnológicos da espécie.
Segundo o organizador, “a publicação foi idealizada com o objetivo de disponibilizar informações sobre essa espécie pouco estudada em comparação ao pequi do Cerrado (Caryocar brasiliense Camb.), destacando seu potencial de uso sustentável e econômico”.

Pequiazeiro – Arvores.brasil

Além do caráter científico, a obra também chama atenção para os riscos à conservação da espécie. O estudo aponta a baixa presença de indivíduos jovens e as dificuldades de regeneração natural do piquiá, realidade observada na comunidade de Piquiatuba, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, no oeste do Pará.
Entre os usos descritos, o fruto do piquiá aparece como fonte para alimentação, produção de óleo com propriedades medicinais, sabonetes, sabão, licor e subprodutos para ração animal. O livro também dedica espaço à madeira da espécie, destacando sua utilização na fabricação de móveis, valorizada pelo design diferenciado e características próprias.
Para Élcio Fonseca, a obra se insere em um contexto estratégico para a região. “Em um contexto marcado por mudanças climáticas, a COP 30 pela primeira vez na Amazônia e a crescente importância da bioeconomia, a obra busca fornecer subsídios para pesquisas, conservação e desenvolvimento de produtos derivados do piquiá”.

Acesse a publicação pelo link: https://www.ufopa.edu.br/media/file/site/ufopa/documentos/2025/5315082f-cf8b-4d61-9fd9-d6638dea92e6.pdf

veja também: Bioeconomia na Amazônia atrai bilhões

Recent Posts

  • Energia 2045

Margem equatorial pode gerar empregos em toda a cadeia, diz IBP

A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…

14 horas ago
  • Meio Ambiente

Eco Invest Brasil fecha 2025 com R$ 14 bilhões em projetos sustentáveis

Um novo patamar para as finanças verdes no Brasil Ao encerrar 2025 com mais de…

15 horas ago
  • Energia

Mudanças climáticas podem reduzir em até 50% a vazão dos rios amazônicos

Amazônia no centro da crise hídrica do futuro A água sempre foi a espinha dorsal…

16 horas ago
  • Meio Ambiente

Rio enfrenta calor persistente e instabilidade até o réveillon

Calor prolongado redefine o ritmo da cidade O fim de dezembro chega ao Rio de…

17 horas ago
  • Meio Ambiente

Floresta em pé surge como aliada no combate às mudanças do clima

Quando a lavoura encontra a floresta Em um cenário marcado por secas prolongadas, chuvas extremas…

2 dias ago

This website uses cookies.