Prazo para participação no Plano Clima Participativo vai até 17 de setembro

 

Desde o final de julho, a Secretaria-Geral da Presidência da República, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, tem promovido uma série de plenárias presenciais em diversas regiões do país, cobrindo diferentes biomas e incentivando a colaboração da população na criação da Política Nacional sobre Mudança Climática. Além disso, a participação também ocorre de forma digital, por meio da plataforma Brasil Participativo. Inicialmente previsto para encerrar em 10 de setembro, o prazo foi estendido até 17 de setembro.

Como contribuir?

Qualquer cidadão pode participar utilizando o CPF para acessar a plataforma, onde é possível submeter até três propostas, conferir as ideias de outros participantes, votar em até 10 sugestões e deixar comentários. Outra forma de contribuir é respondendo à pergunta: “Como o Brasil pode enfrentar as mudanças climáticas e mitigar seus efeitos?”.

10 propostas do plano

As 10 propostas mais votadas em cada um dos 18 temas estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima serão avaliadas pelo governo federal, podendo ser incorporadas ao Plano Clima.

Participação presencial e online

Desde o Distrito Federal até o Pampa, no Rio Grande do Sul, as plenárias do Plano Clima Participativo têm proporcionado um engajamento inédito da sociedade na formulação da política climática do Brasil.

Até 5 de setembro, mais de 18 mil pessoas já participaram da iniciativa através da plataforma digital  do Brasil Participativo. No total, foram registradas 1.047 propostas, 1.684 comentários e 34.963 votos. As contribuições mais relevantes poderão fazer parte da versão preliminar do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP 29, em novembro, no Azerbaijão.

A versão definitiva, incluindo as sugestões da sociedade, será incorporada à Política Nacional sobre Mudança do Clima e apresentada na COP 30, prevista para acontecer em Belém (PA), em novembro de 2025.

Recent Posts

  • Economia

Crédito rural chega à periferia de Belém e fortalece extrativismo urbano

O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

Universidades levam ciência climática para dentro das favelas

Quando a ciência começa dentro da favela As mudanças climáticas já não são uma abstração…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

UBS da Floresta leva energia, vacina e cuidado a comunidades da Amazônia

Quando a noite não apaga mais o cuidado com a vida Até pouco tempo atrás,…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

Pesquisadoras da Uerj entram para o seleto grupo do IPCC da ONU

Cientistas brasileiras no centro das decisões climáticas globais A ciência do clima é, hoje, um…

2 dias ago
  • Energia 2045

Margem equatorial pode gerar empregos em toda a cadeia, diz IBP

A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…

2 dias ago

This website uses cookies.