Categories: Geral

1ª Planta de Conversão de Hidrogênio a partir do Etanol Entra em Operação na USP

Nas próximas semanas, o campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP) dará início à operação da primeira estação mundial de abastecimento de hidrogênio renovável derivado do etanol.

O anúncio foi feito pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior durante a Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética (ETRI) 2024, organizada pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) entre os dias 5 e 7 de novembro.

Publicidade

“Estamos inaugurando nosso reformador de hidrogênio. A partir da próxima semana, teremos hidrogênio produzido a partir do etanol aqui na universidade,” afirmou Carlotti Junior.

Captura de tela 2024 11 08 101534Captura de tela 2024 11 08 101534
Um dos ônibus foi usado para levar os visitantes até a estação – Fonte: Elton Alisson/Agência FAPESP)

A estação de abastecimento é fruto de um projeto do RCGI, um Centro de Pesquisa em Engenharia financiado pela FAPESP e pela Shell, localizado na Escola Politécnica (Poli-USP). Inicialmente, a estação produzirá 4,5 quilos de hidrogênio por hora, o equivalente a aproximadamente 100 quilos por dia. O combustível será usado para abastecer três ônibus urbanos que circularão pelo campus da USP em São Paulo e um ônibus rodoviário com autonomia de 450 quilômetros.

Segundo Julio Meneghini, diretor do RCGI, a substituição dos 18 ônibus urbanos a diesel da USP por versões movidas a hidrogênio pode reduzir em quase 3 mil toneladas as emissões anuais de CO2.

Os pesquisadores do RCGI também irão avaliar a eficiência dos ônibus movidos a hidrogênio em condições reais. “Essa análise é crucial para a indústria automobilística, pois precisamos de dados precisos e definidos para a produção em série de veículos,” destacou Meneghini.

Custo Competitivo

A planta-piloto utiliza um reator desenvolvido pela startup paulista Hytron, com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. O reformador aquece etanol e água a 750°C para desencadear reações químicas que produzem hidrogênio e monóxido de carbono biogênico.

“Para iniciar a reação, usamos o próprio etanol. Depois, subprodutos como metano e CO mantêm a temperatura,” explicou Meneghini. Com uma tecnologia desenvolvida pela Raízen, 7 litros de etanol são usados para produzir 1 quilo de hidrogênio.

A estação consome 2,5 quilowatts-hora (kWh) para manter os sistemas elétricos e de pressão. “O hidrogênio produzido será extremamente competitivo, inclusive para uso nos ônibus da USP,” avaliou Meneghini.

Os gases gerados são purificados e o hidrogênio, com pureza de 99,999%, é armazenado em reservatórios sob pressão de cerca de 400 atmosferas. Com isso, o hidrogênio é suficiente para abastecer os ônibus e o automóvel Mirai, cedido pela Toyota.

Emergência Climática

A ETRI 2024 reuniu mais de 500 participantes da academia, indústria e governo para discutir soluções inovadoras na mitigação das emissões de carbono. “Inspirados pela urgência de agir frente aos eventos climáticos extremos, trazemos ciência e inovação para gerar impacto positivo e tangível para a sociedade,” destacou Karen Mascarenhas, coordenadora da conferência.

O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, reforçou o compromisso da instituição com a agenda climática, destacando programas estratégicos como o BIOTA, o BIOEN e o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). No entanto, ele sublinhou a necessidade de maior ambição e comunicação entre centros de pesquisa.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Como o canto dos animais marca as horas do dia

A Amazônia não é apenas um mosaico de verdes intensos e rios sinuosos; é também…

11 horas ago

As Artérias Verticais da Floresta Tropical

Na Amazônia, onde a vida pulsa em cada galho e o ar é denso com…

12 horas ago

Árvores Amazônicas que conectam ecossistemas invisíveis

Sob o dossel verdejante da Amazônia, onde o canto dos pássaros e o murmúrio dos…

13 horas ago

Saiba por que o quati se adapta tão bem a áreas urbanas

É cada vez mais comum encontrar um quati circulando por praças, parques urbanos ou até…

20 horas ago

Veja 3 motivos urgentes para proteger o tatu-galinha antes que ele “suma do mapa”

Pouca gente nota sua presença, mas o tatu-galinha está entre os grandes heróis anônimos dos…

21 horas ago

MEC E FNDE inauguram novas creches no Marajó, disponibilizando mais de 440 vagas na educação infantil

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) inauguraram,…

22 horas ago