Categories: Geral

Poraquê, o primeiro catamarã movido a energia solar da Amazônia

Em um marco para a mobilidade fluvial sustentável na Amazônia, foi lançado na terça-feira, 18 de setembro de 2024, o catamarã elétrico “Poraquê”. A cerimônia ocorreu na orla do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e destacou o primeiro barco movido a energia solar da região. Batizado em homenagem ao peixe amazônico que gera descargas elétricas, o “Poraquê” é fruto de um trabalho da UFPA, como parte de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Poraquê, o peixe elétrico da Amazônia

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, presente no evento, comemorou o lançamento, vendo a iniciativa como um passo importante para o desenvolvimento de veículos movidos a energias renováveis. “É uma grande honra entregar esse projeto à sociedade. Parabenizo o Instituto de Tecnologia, a Faculdade de Engenharia Naval e o Ceamazon pelo excelente trabalho. Nossa meta é seguir avançando nas políticas de inovação”, afirmou.

Publicidade

O Poraquê

O “Poraquê” conta com dois motores elétricos de 12 kW, três conjuntos de baterias com capacidade de 47 kW e 22 placas solares que captam energia para alimentar a embarcação. O barco pode ser carregado de duas maneiras: diretamente via energia solar, oferecendo até 8 horas de autonomia, ou através de estações de recarga para veículos elétricos, conhecidas como eletropostos. Com capacidade para 23 passageiros, dois tripulantes e espaço acessível para cadeirantes, o catamarã possui três plataformas para embarque e desembarque, proporcionando praticidade e inclusão.

Para o professor Emannuel Loureiro, diretor da Faculdade de Engenharia Naval da UFPA, o “Poraquê” é um exemplo de inovação em mobilidade fluvial, não só para a universidade, mas para toda a Amazônia. “Belém está agora no centro das discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Soluções como esta, alinhadas a políticas globais e nacionais, podem atrair novos investimentos e estimular pesquisas aplicáveis a outras áreas”, ressaltou Loureiro.

O catamarã atenderá aproximadamente mil passageiros por dia, incluindo alunos, servidores e usuários dos serviços da UFPA. Ele será o novo transporte fluvial circular da universidade, integrando o Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (Sima), que já conta com dois ônibus elétricos em funcionamento diário, conectando os campi de Belém e Castanhal de forma gratuita.

O Sima, projeto inovador da UFPA e outros parceiros, como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e empresas como ABB e BYD, busca melhorar a eficiência energética da universidade. Sob a coordenação da professora Maria Emília Tostes, o projeto é conduzido pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), com o apoio de diversos laboratórios da UFPA, incluindo os de Engenharia Naval, Computação e Telecomunicações.

O lançamento do “Poraquê” marca um importante passo na transição para formas de transporte mais sustentáveis na Amazônia, posicionando a UFPA como referência em inovação e sustentabilidade na região.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

“Uma Saúde” precisa de ecologia

A Terra está sempre mudando, mas as interconexões animais, humanas e ambientais estão aumentando com…

8 horas ago

Maioria dos brasileiros apoia regulação das redes sociais, aponta pesquisa

Uma pesquisa nacional realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 60% dos…

8 horas ago

Governo de SP divulga finalistas para gerir plataforma de financiamento para reflorestamento

O Governo de São Paulo avança na implementação de um novo mecanismo financeiro voltado para…

9 horas ago

Baterias de Lítio-Aragonita Duplicam Autonomia de Veículos Elétricos

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma tecnologia revolucionária de bateria que promete dobrar a autonomia…

9 horas ago

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

11 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

14 horas ago

This website uses cookies.