Energia

Programa da JBS Converte Óleo de Cozinha Usado em Biodiesel

 

O programa Óleo Amigo, uma iniciativa da Biopower, uma empresa da JBS que produz biodiesel, tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar a economia circular. Em 2023, o programa cresceu quase 15%, coletando 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha usado. Desde o início do programa, há cerca de oito anos, mais de 26 milhões de litros de óleo foram coletados e convertidos em biocombustível. Essa iniciativa resultou na preservação de mais de 650 bilhões de litros de água, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas.

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A Biopower, parte da área de Novos Negócios da JBS, tem como objetivo promover a economia circular. “Acreditamos que é cada vez mais necessário abandonar o modelo tradicional de extrair, produzir, comprar e descartar o produto. Apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água, de acordo com a Sabesp. Por isso, adotamos um modelo de reintrodução dos resíduos como matéria-prima em cadeias produtivas para a obtenção de energia com alto valor agregado”, afirma Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.

Atualmente, o programa Óleo Amigo tem atividades centralizadas em Lins, no interior de São Paulo, e em Curitiba, capital do Paraná. No entanto, o programa alcança um total de 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o potencial de promover a conscientização ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões. O programa, que conta com o apoio das prefeituras locais em Lins e Curitiba, contribui para que o óleo usado não seja descartado de maneira incorreta, como em pias ou no solo, por exemplo. Em vez disso, ele se torna uma das matérias-primas para a obtenção de biodiesel. Até agora, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.

As coletas são feitas de forma agendada, com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais que geram óleo. O produto recolhido passa por análises, acompanhadas de auditores, nas quais é verificado se o óleo atende aos parâmetros de acidez, impureza e umidade para a produção de biodiesel.

Educação Ambiental

Além das empresas que apoiam o programa, 51 escolas e instituições sociais participam ativamente de atividades para promover a conscientização e a destinação correta entre seus frequentadores. Cada recolhimento de produto nesses espaços resulta em benfeitorias e livros para as instituições sociais e escolas.

O Óleo Amigo acredita que, por meio da educação, é possível instigar novos hábitos e atitudes sustentáveis, que serão mantidos pelas futuras gerações. Desde o início, o programa alcançou diretamente mais de 30 mil estudantes, que se tornam porta-vozes da conscientização ambiental.

“Ensinamos as pessoas de maneira lúdica sobre como o programa pode beneficiar o meio ambiente e a sociedade. Por exemplo, usamos aquários para demonstrar como o óleo forma uma camada sobre a água que bloqueia a passagem do oxigênio, prejudicando todo o ecossistema”, conta Pereira.

Dentro do conceito de economia circular, a JBS aproveita 99% de cada bovino processado pela empresa. Em aves e suínos, esse percentual é de 94%. Dos resíduos do processo produtivo do boi, além do biodiesel, são obtidos couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios, peptídeos de colágeno e gelatinas, além da fabricação de sabonetes e muitos outros produtos.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a empresa conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. Em todo o mundo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Redação Revista Amazônia

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