Energia

Programa da JBS Converte Óleo de Cozinha Usado em Biodiesel

 

O programa Óleo Amigo, uma iniciativa da Biopower, uma empresa da JBS que produz biodiesel, tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar a economia circular. Em 2023, o programa cresceu quase 15%, coletando 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha usado. Desde o início do programa, há cerca de oito anos, mais de 26 milhões de litros de óleo foram coletados e convertidos em biocombustível. Essa iniciativa resultou na preservação de mais de 650 bilhões de litros de água, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas.

Publicidade

A Biopower, parte da área de Novos Negócios da JBS, tem como objetivo promover a economia circular. “Acreditamos que é cada vez mais necessário abandonar o modelo tradicional de extrair, produzir, comprar e descartar o produto. Apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água, de acordo com a Sabesp. Por isso, adotamos um modelo de reintrodução dos resíduos como matéria-prima em cadeias produtivas para a obtenção de energia com alto valor agregado”, afirma Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.

Atualmente, o programa Óleo Amigo tem atividades centralizadas em Lins, no interior de São Paulo, e em Curitiba, capital do Paraná. No entanto, o programa alcança um total de 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o potencial de promover a conscientização ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões. O programa, que conta com o apoio das prefeituras locais em Lins e Curitiba, contribui para que o óleo usado não seja descartado de maneira incorreta, como em pias ou no solo, por exemplo. Em vez disso, ele se torna uma das matérias-primas para a obtenção de biodiesel. Até agora, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.

As coletas são feitas de forma agendada, com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais que geram óleo. O produto recolhido passa por análises, acompanhadas de auditores, nas quais é verificado se o óleo atende aos parâmetros de acidez, impureza e umidade para a produção de biodiesel.

Educação Ambiental

Além das empresas que apoiam o programa, 51 escolas e instituições sociais participam ativamente de atividades para promover a conscientização e a destinação correta entre seus frequentadores. Cada recolhimento de produto nesses espaços resulta em benfeitorias e livros para as instituições sociais e escolas.

O Óleo Amigo acredita que, por meio da educação, é possível instigar novos hábitos e atitudes sustentáveis, que serão mantidos pelas futuras gerações. Desde o início, o programa alcançou diretamente mais de 30 mil estudantes, que se tornam porta-vozes da conscientização ambiental.

“Ensinamos as pessoas de maneira lúdica sobre como o programa pode beneficiar o meio ambiente e a sociedade. Por exemplo, usamos aquários para demonstrar como o óleo forma uma camada sobre a água que bloqueia a passagem do oxigênio, prejudicando todo o ecossistema”, conta Pereira.

Dentro do conceito de economia circular, a JBS aproveita 99% de cada bovino processado pela empresa. Em aves e suínos, esse percentual é de 94%. Dos resíduos do processo produtivo do boi, além do biodiesel, são obtidos couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios, peptídeos de colágeno e gelatinas, além da fabricação de sabonetes e muitos outros produtos.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a empresa conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. Em todo o mundo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A precipitação provoca calor húmido extremo nos trópicos e subtrópicos

A equipe, da Universidade de Leeds e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, forneceu…

12 horas ago

As abelhas são afetadas por temperaturas mais altas e uso mais intensivo da terra

O número e a diversidade de Abelhas estão diminuindo em todo o mundo. Alguns estudos…

13 horas ago

Quer a zamioculca com folhas brilhantes? Veja como fazer a limpeza sem produtos agressivos

Imagine entrar em casa e ser recebido por uma planta com folhas tão verdes e…

14 horas ago

Orquídea com brotos novos e sem flor? Veja o que pode estar travando a floração

As suas orquídeas estão cheias de folhas verdes e brotos novos, mas nenhuma flor aparece?…

14 horas ago

Como o barulho virou um ‘assassino silencioso’ ligado a doenças cardíacas, diabetes e demência

Pesquisas revelam que o ruído constante em ambientes urbanos pode causar impactos severos na saúde…

15 horas ago

Estudantes de Sergipe criam tecnologia que purifica água com resíduos de quiabo

Projeto desenvolvido por alunos do ensino médio em Canindé de São Francisco propõe solução sustentável…

15 horas ago