Meio Ambiente

Projeto de Lei dos Agrotóxicos traz avanços, mas vetos provocam críticas

O Projeto de Lei dos Agrotóxicos, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu posicionamento do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), gerando discussões devido aos avanços apresentados e aos vetos que provocaram críticas. Apesar de representar progressos, a legislação foi alvo de controvérsias quanto à qualidade da análise para aprovação dos produtos.

José Otávio Menten, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, destaca a importância do setor agropecuário na economia brasileira, sendo responsável por um terço dos empregos, um terço do Produto Interno Bruto (PIB) e 12% das exportações nacionais. Entretanto, ele ressalta que algumas demandas não foram contempladas no projeto, como a substituição do termo “agrotóxico” por “pesticidas”, alinhando-se à prática global.

Publicidade

Um dos principais avanços, segundo o especialista, é a redução do tempo de análise para aprovação de novos pesticidas. Com o Marco Legal, a avaliação tornou-se mais rigorosa, incorporando tecnologias avançadas nos testes agronômicos e ambientais. Contudo, críticas surgem em relação aos vetos, especialmente no que diz respeito ao comando exclusivo do Ministério da Agricultura nos processos de registro e reanálise de pesticidas, excluindo a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Menten destaca que a colaboração desses órgãos é fundamental para manter prazos e rigor, assegurando a qualidade dos produtos. A rejeição dos vetos dependerá do Congresso Nacional, exigindo maioria absoluta para sua derrubada. O professor também lamenta o veto à criação de uma taxa de avaliação e registro para um fundo agropecuário, destinado a atividades sanitárias, impactando o setor carente de recursos para pesquisa e fiscalização do uso de agrotóxicos.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

10 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

10 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

11 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

11 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

12 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

1 dia ago

This website uses cookies.