Geral

Com ProPatinhas e SinPatinhas Brasil avança no cuidado de cães e gatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no dia 17 de abril, o decreto que cria o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos (SinPatinhas). A medida representa um marco no avanço das políticas públicas voltadas ao bem-estar de animais domésticos no Brasil, com foco na prevenção de maus-tratos, abandono e doenças transmissíveis.

Com ações totalmente gratuitas, os programas promovem a castração ética, microchipagem e o registro de cães e gatos. Em parceria com estados e municípios, a iniciativa também visa estimular a guarda responsável, além de permitir o controle mais eficiente das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos.

Publicidade

Identificação e rastreabilidade com o “RG Animal”

Uma das inovações do SinPatinhas é a emissão do chamado “RG Animal”, um documento digital com QR Code exclusivo e intransferível. Esse código, que pode ser fixado na coleira dos pets, permite localizar tutores em casos de perda, facilitando o reencontro entre animais e suas famílias.

Tutores, ONGs e administrações municipais poderão cadastrar gratuitamente seus animais, tornando mais eficiente o acompanhamento da população pet no país e ajudando a estruturar políticas públicas baseadas em dados reais.

Cuidado que gera benefícios para todos

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, sem informações consolidadas sobre a população de cães e gatos no Brasil, é impossível garantir o bem-estar desses animais ou proteger a saúde das comunidades. “Só conseguimos proteger o que conhecemos”, afirmou.

Ela destacou que a iniciativa é voluntária e sem custo, mas com grande potencial de impacto positivo. A castração ética, por exemplo, evita o crescimento descontrolado da população animal, promovendo mais qualidade de vida para os pets e mais segurança para as pessoas.

Visibilidade para protetores e avanços sociais

Para a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini, o ProPatinhas e o SinPatinhas também representam o reconhecimento de uma luta antiga dos defensores dos animais. “Finalmente saímos da invisibilidade. Estamos reconhecendo a importância dos animais na vida das famílias brasileiras”, declarou emocionada.

Ela anunciou que o programa oferecerá, ao longo de 2025, capacitações para veterinários da rede pública, gestores municipais e agentes de segurança, com foco no enfrentamento aos maus-tratos e promoção do bem-estar animal.

O pet como membro da família

Para muitos tutores, como a gerente de marketing Samanta Maron, de São Paulo, o QR Code do SinPatinhas é uma solução prática e eficiente. “Ajuda muito em casos de perda. Hoje em dia, os pets são parte da família, e esse programa mostra que o Estado reconhece isso”, comentou.

O analista ambiental Roberto Borges, tutor da cadela Luna, também vê a iniciativa como ferramenta importante para a formulação de políticas públicas com base em dados concretos. Já a designer Andressa Coutinho destaca que o cadastro é essencial também para os animais de rua cuidados coletivamente pelas comunidades.

Mais acesso aos serviços públicos

Além de identificação e rastreamento, os tutores cadastrados poderão receber informações sobre campanhas de vacinação, castração e microchipagem promovidas por órgãos públicos em suas regiões. Para Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade, isso contribui não apenas com a saúde dos pets domésticos, mas também com a conservação da fauna silvestre brasileira.

“O cuidado com os animais que convivem conosco também reflete na forma como tratamos nossos ecossistemas e nossa biodiversidade”, concluiu.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Governo revoga decreto de importação de resíduos recicláveis após mobilização de catadores

Decisão atende reivindicação de movimentos de catadores e protege cadeia nacional de reciclagem. Nova regulamentação…

10 minutos ago

Degradação da Amazônia dispara 163% e ameaça metas climáticas do Brasil

Mesmo com queda no desmatamento, queimadas e seca severa ampliam a degradação florestal entre 2022…

24 minutos ago

Diretor da Vale cobra políticas públicas para ampliar economia circular

No Fórum Mundial de Economia Circular 2025, Bruno Pelli defende incentivos e inovação para reduzir…

34 minutos ago

COP30 lançará plataforma para divulgar ‘experiências reais’ no combate climático

Em iniciativa inédita, a presidência da COP30 vai conectar práticas locais que já funcionam com…

51 minutos ago

3 razões pelas quais as corujas são caçadoras perfeitas

À primeira vista, as corujas podem parecer apenas aves misteriosas de olhos grandes e hábitos…

4 horas ago

5 motivos para a capivara ser o animal mais zen do Brasil

Poucos animais conseguem transmitir tanta tranquilidade quanto a capivara. Com seu olhar sereno, andar calmo…

4 horas ago