Geral

Com ProPatinhas e SinPatinhas Brasil avança no cuidado de cães e gatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no dia 17 de abril, o decreto que cria o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos (SinPatinhas). A medida representa um marco no avanço das políticas públicas voltadas ao bem-estar de animais domésticos no Brasil, com foco na prevenção de maus-tratos, abandono e doenças transmissíveis.

Com ações totalmente gratuitas, os programas promovem a castração ética, microchipagem e o registro de cães e gatos. Em parceria com estados e municípios, a iniciativa também visa estimular a guarda responsável, além de permitir o controle mais eficiente das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos.

Identificação e rastreabilidade com o “RG Animal”

Uma das inovações do SinPatinhas é a emissão do chamado “RG Animal”, um documento digital com QR Code exclusivo e intransferível. Esse código, que pode ser fixado na coleira dos pets, permite localizar tutores em casos de perda, facilitando o reencontro entre animais e suas famílias.

Tutores, ONGs e administrações municipais poderão cadastrar gratuitamente seus animais, tornando mais eficiente o acompanhamento da população pet no país e ajudando a estruturar políticas públicas baseadas em dados reais.

Cuidado que gera benefícios para todos

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, sem informações consolidadas sobre a população de cães e gatos no Brasil, é impossível garantir o bem-estar desses animais ou proteger a saúde das comunidades. “Só conseguimos proteger o que conhecemos”, afirmou.

Ela destacou que a iniciativa é voluntária e sem custo, mas com grande potencial de impacto positivo. A castração ética, por exemplo, evita o crescimento descontrolado da população animal, promovendo mais qualidade de vida para os pets e mais segurança para as pessoas.

Visibilidade para protetores e avanços sociais

Para a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini, o ProPatinhas e o SinPatinhas também representam o reconhecimento de uma luta antiga dos defensores dos animais. “Finalmente saímos da invisibilidade. Estamos reconhecendo a importância dos animais na vida das famílias brasileiras”, declarou emocionada.

Ela anunciou que o programa oferecerá, ao longo de 2025, capacitações para veterinários da rede pública, gestores municipais e agentes de segurança, com foco no enfrentamento aos maus-tratos e promoção do bem-estar animal.

O pet como membro da família

Para muitos tutores, como a gerente de marketing Samanta Maron, de São Paulo, o QR Code do SinPatinhas é uma solução prática e eficiente. “Ajuda muito em casos de perda. Hoje em dia, os pets são parte da família, e esse programa mostra que o Estado reconhece isso”, comentou.

O analista ambiental Roberto Borges, tutor da cadela Luna, também vê a iniciativa como ferramenta importante para a formulação de políticas públicas com base em dados concretos. Já a designer Andressa Coutinho destaca que o cadastro é essencial também para os animais de rua cuidados coletivamente pelas comunidades.

Mais acesso aos serviços públicos

Além de identificação e rastreamento, os tutores cadastrados poderão receber informações sobre campanhas de vacinação, castração e microchipagem promovidas por órgãos públicos em suas regiões. Para Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade, isso contribui não apenas com a saúde dos pets domésticos, mas também com a conservação da fauna silvestre brasileira.

“O cuidado com os animais que convivem conosco também reflete na forma como tratamos nossos ecossistemas e nossa biodiversidade”, concluiu.

Recent Posts

  • Energia 2045

Margem equatorial pode gerar empregos em toda a cadeia, diz IBP

A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…

16 horas ago
  • Meio Ambiente

Eco Invest Brasil fecha 2025 com R$ 14 bilhões em projetos sustentáveis

Um novo patamar para as finanças verdes no Brasil Ao encerrar 2025 com mais de…

17 horas ago
  • Energia

Mudanças climáticas podem reduzir em até 50% a vazão dos rios amazônicos

Amazônia no centro da crise hídrica do futuro A água sempre foi a espinha dorsal…

18 horas ago
  • Meio Ambiente

Rio enfrenta calor persistente e instabilidade até o réveillon

Calor prolongado redefine o ritmo da cidade O fim de dezembro chega ao Rio de…

19 horas ago
  • Meio Ambiente

Floresta em pé surge como aliada no combate às mudanças do clima

Quando a lavoura encontra a floresta Em um cenário marcado por secas prolongadas, chuvas extremas…

2 dias ago

This website uses cookies.