Saúde

Região Norte antecipa vacinação contra gripe por causa do “inverno amazônico”

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a gripe nos estados da região Norte, devido ao período do “inverno amazônico”, que favorece a circulação e a transmissão do vírus da influenza. A campanha começou no dia 1º de novembro e vai até o dia 15 de dezembro, com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e as mortes causadas pela gripe na região.

A meta é imunizar 6,6 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, professores, indígenas, pessoas com doenças crônicas, entre outros. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina também ajuda a prevenir casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza.

Publicidade

O Ministério da Saúde distribuiu 5.759.020 doses de vacina para os estados da região Norte, sendo 598.750 para Rondônia, 320.710 para o Acre, 1,5 milhão para o Amazonas, 100 mil para Roraima, 2.788.990 para o Pará, 400.570 para o Amapá e 50 mil para o Tocantins. O dia “D” de mobilização para a vacina está previsto para 25 de novembro, quando os postos de saúde estarão abertos para atender a população.

A gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus da influenza, que pode causar epidemias sazonais e pandemias. Os principais sintomas são dor no corpo, febre, coriza e tosse, que podem evoluir para sinusite ou pneumonia. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas de saliva ou secreções. O médico infectologista Werciley Júnior alerta sobre a importância da vacinação e da higiene para prevenir a gripe.

“A vacinação sempre tem que ser incentivada nesse sentido, para aumentar a adesão das pessoas. A gente sabe que tem que aumentar principalmente a população de risco: crianças menores que 5 anos, imunocomprometidos, pessoas que já tem baixa imunidade e pessoas idosas. Essa é uma população que tem que receber vacina. Então, a única maneira de prevenir, além da vacinação habitual, seria de as pessoas fazer higiene. Quem estiver gripado, evitar frequentar aglomerações, fazer higiene de mãos e proteção também”, diz.

O infectologista ressalta ainda que a população deve ficar atenta aos primeiros sinais da infecção para tomar as providências.

“A população também tem que ficar alerta aos primeiros indícios de sintomas para que possa usar a medicação chamada Oseltamivir, que pode fazer o bloqueio também dos quadros graves – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e casos de Síndrome Gripal (SG)”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, a vacinação contra a gripe acontece no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na região Norte vai acontecer no segundo semestre.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

2 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

4 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

7 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

7 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

22 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

22 horas ago

This website uses cookies.