Saúde

Retomada do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Em uma demonstração de compromisso com a segurança alimentar e nutricional, a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional aprovou seu manifesto final em Brasília, nesta quinta-feira (14). O documento conclama a retomada da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O manifesto convoca os poderes públicos, em parceria com organizações da sociedade civil, a fortalecer a democracia e retomar com vigor a implementação do Sisan. O texto destaca o aumento da pobreza, fome e má nutrição no Brasil entre 2016 e 2022, atribuindo a situação a forças privatizantes, liberalizantes e antidemocráticas, bem como a políticas equivocadas que desmontaram as instituições, resultando em um aumento expressivo da insegurança alimentar e nutricional.

Publicidade

A carta final da conferência enfatiza a urgência de as três esferas de governo garantirem políticas públicas com mecanismos efetivos de prevenção, mitigação e gestão de conflitos de interesse e que assegurem o direito humano à alimentação adequada.

O manifesto, que se estende por quatro páginas, defende ainda a redistribuição de terras para as reformas agrária e urbana, a demarcação de terras indígenas e a titulação de territórios de povos e comunidades tradicionais.

O documento é o resultado de um processo iniciado com conferências municipais e estaduais e foi aprovado por 2.400 delegados, que se reuniram durante quatro dias em Brasília para debater políticas de combate à fome.

No encerramento do evento, o manifesto foi entregue ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Na ocasião, a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, cobrou a implementação de políticas reais.

Este manifesto representa um chamado à ação para todos os envolvidos na luta contra a fome e a insegurança alimentar no Brasil. É um lembrete de que a segurança alimentar e nutricional é um direito humano fundamental e que é responsabilidade de todos garantir que esse direito seja respeitado.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Poluição do ar e emissões de CO₂ em milhares de cidades em todo o mundo

A poluição do ar e as mudanças climáticas são preocupações globais urgentes, com as áreas…

13 horas ago

Alfabetização digital na Amazônia: projeto quer transformar comunidades ribeirinhas e indígenas por meio da tecnologia

A Amazônia, conhecida mundialmente por sua biodiversidade e riqueza cultural, enfrenta um desafio que pouco…

20 horas ago

Gympie-Gympie: a planta que causa até 9 meses de dor insuportável com um toque

Ela parece inofensiva, com folhas verdes e aveludadas, mas esconde o que pode ser uma…

20 horas ago

5 motivos para aplicar canela nas ervas aromáticas hoje mesmo

Você já pensou em colocar canela nas suas ervas aromáticas? Pode parecer truque de avó,…

20 horas ago

Arraia de água doce na Amazônia — hábitos e perigos

Ela desliza silenciosa pelos leitos dos rios amazônicos, quase imperceptível à vista humana. A arraia…

22 horas ago

Rios voadores da Amazônia ajudam a chover no Brasil

Você sabia que existe um “rio invisível” sobrevoando a floresta Amazônica? Esse fenômeno impressionante, conhecido…

22 horas ago