Categories: Geral

Reunião da SBPC debate mudanças climáticas e sustentabilidade

 

A 76ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou no domingo, 7 de julho, em Belém, com discussões centradas em um futuro sustentável e inclusivo. O evento, que prossegue até o dia 13 de julho, tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza” e deve reunir mais de 35 mil participantes. O foco estará nos desafios das mudanças climáticas, na redução do aquecimento global e no desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Como maior evento científico da América Latina, a reunião da SBPC inicia suas atividades no Theatro da Paz, com uma programação que inclui mais de 300 atividades, como conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessões de pôsteres.

No campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrerão eventos como o SBPC Cultural, a SBPC Jovem e a Jornada Nacional de Iniciação Científica, apresentando trabalhos de pesquisa e ensino-aprendizagem de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais.

Apresentação de Trabalhos

Este ano, 391 trabalhos serão apresentados em áreas como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

O evento contará também com o espaço SBPC Afro e Indígena, que abrigará exposições de cultura material, fotografias, oficinas e rodas de conversa com lideranças indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Outro destaque é o Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar, uma tenda próxima ao Rio Guamá que oferecerá aos participantes a chance de degustar a culinária típica paraense e aprender sobre suas tradições.

Ministros da Educação, Ciência Tecnologia e Inovação, Saúde, Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Planejamento e Orçamento, como Camilo Santana, Luciana Santos, Nísia Trindade, Marina Silva e Simone Tebet, estão entre os confirmados na programação.

Aplicativo da SBPC

Para facilitar a participação, a SBPC lançou um aplicativo disponível para Android e iOS, que fornece informações sobre a programação, mapas, perfis de palestrantes e serviços úteis em Belém. O aplicativo permite salvar eventos favoritos em uma agenda com serviço de alerta e está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Em entrevista coletiva na sexta-feira, 5 de julho, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, destacou a importância da reunião em trazer contribuições para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

O evento também antecede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que será realizada em Brasília no final de julho para definir as diretrizes do setor para a próxima década. Ribeiro enfatizou a presença de mais de 400 cientistas que discutirão como a ciência pode melhorar a vida das pessoas. Além disso, o encontro abordará temas cruciais para a Amazônia, como créditos de carbono e exploração de petróleo e gás na margem equatorial brasileira, área que inclui as bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas.

“Pensamos muito na questão do meio ambiente, na COP, em como vamos conseguir limitar a poluição, o aquecimento global e promover o desenvolvimento sustentável”, concluiu Ribeiro.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

13 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

13 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

14 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

14 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

15 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

1 dia ago

This website uses cookies.