O Governo do Pará, através da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), abriu as inscrições para ouvintes do Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (Cidhama), que ocorrerá entre 16 e 17 de janeiro de 2025 no teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, em Belém. Com 400 vagas gratuitas, as inscrições estarão disponíveis até 10 de janeiro ou até o esgotamento das vagas.
O Cidhama é um evento preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro de 2025 em Belém. A iniciativa busca promover diálogos sobre direitos humanos e meio ambiente, reunindo governo, sociedade civil e acadêmicos. Nesta primeira edição, o tema central será “Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta”, com foco nos desafios enfrentados pelos povos amazônicos diante das violações de direitos humanos e do impacto das mudanças climáticas.
Segundo Jarbas Vasconcelos, secretário da Seirdh, o Congresso visa abordar a interseção entre políticas ambientais e de direitos humanos, considerando o aumento da vulnerabilidade dos povos indígenas e tradicionais em meio à crise climática. “O meio ambiente é um direito humano essencial, e não há política ambiental sem uma política de direitos humanos. O Cidhama será uma oportunidade para essa discussão, com a presença de ativistas, acadêmicos e militantes do Brasil e do mundo”, afirma Vasconcelos.
Além das inscrições para ouvintes, estão abertas as submissões de trabalhos até 15 de novembro. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Seirdh.
16 de janeiro (quinta-feira)
17 de janeiro (sexta-feira)
A floresta amazônica, com sua vasta extensão de vida e mistério, é mais do que…
O Ministério da Saúde aposta na retomada do Dia D Nacional de Vacinação para alavancar…
A Amazônia oferece uma vasta gama de ingredientes naturais, cada um com propriedades únicas que…
Na vastidão da Amazônia, onde a vida pulsa em cada folha e o ar é…
A Eve Air Mobility, empresa da Embraer dedicada à inovação em mobilidade aérea, está prestes…
A Amazônia não é apenas um mosaico de verdes intensos e rios sinuosos; é também…
This website uses cookies.