O Governo do Pará, através da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), abriu as inscrições para ouvintes do Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (Cidhama), que ocorrerá entre 16 e 17 de janeiro de 2025 no teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, em Belém. Com 400 vagas gratuitas, as inscrições estarão disponíveis até 10 de janeiro ou até o esgotamento das vagas.
O Cidhama é um evento preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro de 2025 em Belém. A iniciativa busca promover diálogos sobre direitos humanos e meio ambiente, reunindo governo, sociedade civil e acadêmicos. Nesta primeira edição, o tema central será “Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta”, com foco nos desafios enfrentados pelos povos amazônicos diante das violações de direitos humanos e do impacto das mudanças climáticas.
Segundo Jarbas Vasconcelos, secretário da Seirdh, o Congresso visa abordar a interseção entre políticas ambientais e de direitos humanos, considerando o aumento da vulnerabilidade dos povos indígenas e tradicionais em meio à crise climática. “O meio ambiente é um direito humano essencial, e não há política ambiental sem uma política de direitos humanos. O Cidhama será uma oportunidade para essa discussão, com a presença de ativistas, acadêmicos e militantes do Brasil e do mundo”, afirma Vasconcelos.
Além das inscrições para ouvintes, estão abertas as submissões de trabalhos até 15 de novembro. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Seirdh.
16 de janeiro (quinta-feira)
17 de janeiro (sexta-feira)
Operação Tamoiotatá 2025 expõe o avanço da fiscalização ambiental no sul do Amazonas O balanço…
Integração lavoura-pecuária redesenha a pecuária de baixo carbono no Cerrado Em um momento em que…
Hospital do Baixo Amazonas encerra 2025 como referência nacional em sustentabilidade Ao completar 19 anos…
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas e riscos nos primeiros dias de 2026…
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
This website uses cookies.