Categories: Geral

Semana de Moda Amazônica no Pátio Belém valoriza identidade local e sustentabilidade

Do dia 24 até o dia 29 de março, o Pátio Belém será palco da Semana de Moda Amazônica. Com o tema “Moda e Ancestralidade na Amazônia”, o evento tem como objetivo valorizar a cultura local, promover a sustentabilidade e fomentar a inclusão social por meio da moda. Alinhando-se aos principais debates sobre a preservação da Amazônia e sua biodiversidade, a programação ganha importância ainda maior no contexto da realização da COP 30 na capital paraense.

Semana de Moda Amazônica

A Semana de Moda Amazônica conta com a curadoria da estilista e professora de Moda Alcimara Braga, responsável pelo movimento Moda Paraense e pelo Fashion Show Moda da Terra. De acordo com ela, mais do que um evento fashion, será uma plataforma para promover a inclusão social e destacar a importância da diversidade nas produções locais. 

Publicidade

O evento reúne atividades como desfiles, workshops, rodas de conversa e palestras, voltadas para diferentes públicos, incluindo estudantes, novos criadores e a comunidade em geral. O objetivo é fomentar o empoderamento e a educação, incentivando o aprendizado e a troca de experiências entre os participantes.

Programação

  • Segunda-feira, dia 24 de março

A programação começa a partir das 14h, no Pátio Belém, com uma exposição que homenageia as tradições culturais e artísticas da Amazônia, com destaque para a apresentação do grupo de dança indígena e a pintura corporal com grafismos marajoaras. Também será exibido o curta-metragem “Tempo e Ancestralidade”, dirigido por Joana Chagas, que explora as conexões entre passado e presente na vida dos povos indígenas. O desfile da coleção indígena Guajajartess, com roupas que celebram as tradições da etnia, marca a tarde de abertura.

À tarde, o evento segue com duas rodas de conversa. A primeira, das 16h às 18h, abordará o tema “Moda Sustentável e resgate de identidades: saberes ancestrais na Amazônia”, reunindo nomes como Ytahy Tenetehara e Jonara Tembé, representantes do Guajajartes; a escritora premiada Joana Chagas; a líder do coletivo Manos e Manas Marajoaras, Jacy Garcia; e a doutora em Economia, advogada Renata Batista.

A segunda roda, das 18h às 21h, terá como tema “Moda, sustentabilidade e ancestralidade na Amazônia: educação, turismo, comunicação e inclusão”. O debate contará com a participação de Juliana Miranda (ONU), Raquel Ferreira (Monotour), Paula (Engenheira Ambiental), Karla Serrão (professora de Inglês), Arydnne Flaviane (intérprete de Libras) e a designer de joias Naisha Cardoso (Fashion Revolution).

  • Terça-feira, dia 25

A programação tem continuidade, de 10h30 ao meio-dia, com rodas de conversa e workshops voltados para o design de moda amazônico e a valorização da ancestralidade na criação de peças sustentáveis. Entre os participantes, estão Clarisse Fonseca, doutora em Design; Jaci Garcia, produtora cultural; e a professora Alcimara Braga. Também haverá o desfile dos alunos do polo de Moda do Senai. Pela tarde, haverá dois workshops.

O primeiro, entre 14h e 16h, será “Transformação de imagem e estilo: valorizando a ancestralidade e alavancando sua marca pessoal”, com a estilista Alcimara Braga e o personal shopper Daniel Santos. Já das 16h às 18h, será o “Editorial de Moda e Jornalismo: valorizando a ancestralidade, sustentabilidade e diversidade na Amazônia”, com Henrique Inglês (Styling), Igor Henri (Styling e videomaker), Débora Almeida (Professora de Letras e fotógrafa), Diogo Carneiro (Styling) e Luan Leão (Moso Magazine).

  • Quarta-feira, dia 26

A oficina será de passarela e expressão, das 14h às 16h, com Jhonatan, da Revelle Models. Das 16h às 19h haverá uma roda de conversas, além do desfile com o tema “Ancestralidade, beleza e natureza”, com a participação de Paulo Vieira (doutor em Literatura), Aline Rossi (professora de Filosofia) e Denilse Lima (Designer de moda). Também haverá um desfile sustentável, com alunos das escolas estaduais Cordeiro de Farias e Professor Francisco da Silva Nunes.

  • Quinta-feira, dia 27

A programação começa à tarde, às 16h, com a roda de conversa “Figurino, espiritualidade e cultura amazônica”, com a participação dos doutores Didimado e Ezia Neves, do figurinista Jonathan Camelo e de Francisco Vasconcelos, do Projeto Luz, que discutirão a influência dos rituais ancestrais na moda. Em seguida, a partir das 18h, um desfile de figurinos sustentáveis da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará irá encerrar o evento do dia.

  • Sexta-feira, dia 28

A programação começa às 10h30, sob a direção da professora Alcimara Braga; do modelo, ator e artista plástico Mário Rego; e da geóloga, designer de moda e de joias, Rejane Amaral, com a roda de conversa “Autoestima e empoderamento na terceira idade: valorizando a ancestralidade e histórias de vida”. A partir das 16h, a programação segue com a roda de conversa “Inclusão, criatividade e sustentabilidade: transformando a Amazônia através da arte e da economia criativa”, comandada por integrantes do Arte pela Vida, Casa Circular, do Pátio Belém e da Faculdade Estácio. O dia será encerrado por um desfile de alunos da Estácio, representantes do Arte pela Vida e de artistas independentes, mostrando uma visão mais inclusiva da moda.

  • Sábado, dia 29 – Encerramento: inovação e economia criativa

O encerramento da semana de moda promete ser um dos mais vibrantes, com a oficinas como a “Upcycling Musical e Sonoridade Amazônica”, às 10h30, com o Mestre Damasceno e o DJ e professor de artes Daniel Carvalho. Entre 15h e 17h, a roda de conversa “Inovação e empoderamento na economia criativa: moda, comunicação e design na Amazônia” traz as jornalistas Erika Siqueira e Arcângela Sena, além do presidente do Clube de Criativos, Elias Portilho; e a equipe de Marketing do Pátio Belém. Entre 17h e 19h, a roda de conversa fica por conta de criadores do Marajó. O evento se encerra entre 19h e 21h, com um desfile dos Criadores de Moda Autoral Paraense.

Parcerias

A Semana de Moda Amazônica conta com uma vasta rede de parceiros e instituições, são eles: Movimento Moda Paraense, Arte pela Vida, Manos e Manas Marajoaras, Maniva Produções, Guajajartess, O jeito que é nosso, Casa Circular, Clube de Criativos, Revelle Models, Fashion Revolution, Monotur, Estácio e Senai. O público-alvo é diversificado, abrangendo estudantes de moda, a comunidade em geral e novos criadores que desejam entrar no mercado de moda local. O evento busca engajar e educar sobre as práticas de moda consciente e sustentável, destacando a riqueza cultural da região amazônica.

Pátio Belém: um marco de cultura e moda na capital paraense

Inaugurado em 1993, o Shopping Pátio Belém é considerado um ícone no coração da cidade. Com uma localização privilegiada no centro de Belém, o empreendimento se consolidou como um ponto de encontro não só para compras e lazer, mas também como um espaço de efervescência cultural. Ao abrigar a Semana de Moda Amazônica, o shopping reforça seu papel de fomentador da moda e da cultura paraense, além de garantir a visibilidade de um evento de grande relevância para a cidade e a região.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Arte e ciência iluminam as mesmas proporções sutis nos galhos das árvores

Artistas e cientistas veem a mesma coisa no formato das árvores? Como cientista que estuda padrões de…

11 horas ago

Brasil e Portugal reforçam parceria sobre mitigação às mudanças climáticas e gestão de ecossistemas

Na quarta-feira (19/02), Brasil e Portugal firmaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação…

12 horas ago

As árvores podem precisar da nossa ajuda para sobreviver às alterações climáticas

Um estudo liderado pela CSU descobriu que as florestas não estão se regenerando rápido o…

13 horas ago

Armadilha inteligente promete revolucionar o combate ao Aedes aegypti

Pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), desenvolveram…

15 horas ago

Dicas para um carnaval sustentável – como curtir a folia sem pesar no planeta

O carnaval tá chegando, e eu já consigo ouvir o tamborim batendo no peito! É…

16 horas ago

Entrelaçamento quântico em objetos macroscópicos abre nova fronteira na física

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) conseguiram…

18 horas ago

This website uses cookies.