Na terça-feira, 27 de agosto, às 10h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o novo limite leste do Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, agora em conformidade com a área conhecida como Amazônia Azul. O anúncio será feito durante o Seminário de Gestão Costeira e Marinha, no Auditório do Pavilhão de Conhecimento, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, capital do Amapá.
O evento é uma iniciativa conjunta do IBGE e do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Projeto TerraMar (MMA/GIZ/IKI), da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) da Marinha do Brasil, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá e de outros parceiros locais.
O novo recorte do Sistema Costeiro-Marinho visa atender às demandas de diversos setores da sociedade que buscam um mapeamento mais abrangente da área marítima sob jurisdição brasileira. Essa área inclui a Amazônia Azul, que abrange a superfície do mar, as águas sobrejacentes, o leito marinho, e o subsolo nas proximidades da Plataforma Continental Brasileira.
Com essa atualização, a área total da Amazônia Azul aumentará em mais de 4 milhões de km² em comparação ao Mapa de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, publicado em 2019. A nova delimitação mantém inalterada a porção continental, preservando ambientes costeiros como dunas, mangues e restingas, formados ao longo do litoral brasileiro.
Na ocasião, serão disponibilizados uma nota técnica detalhando os procedimentos utilizados para traçar o novo limite marítimo, além de dados vetoriais em formato shapefile e um mapa em PDF. Esses recursos serão fundamentais para a gestão sustentável da biodiversidade costeira e marinha, auxiliando desde a educação básica até a formulação de políticas públicas.
Serviço:
Fonte: Agência IBGE Notícias
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
Quando a ciência começa dentro da favela As mudanças climáticas já não são uma abstração…
Quando a noite não apaga mais o cuidado com a vida Até pouco tempo atrás,…
Cientistas brasileiras no centro das decisões climáticas globais A ciência do clima é, hoje, um…
A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…
This website uses cookies.