Categories: Geral

Seminário Internacional discute agriculturas amazônicas e reúne pesquisadores de diversas redes

 

O Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), promoverá o I Seminário Internacional Agriculturas Amazônicas (SIAAM). O evento, que acontecerá de 16 a 19 de setembro, contará com atividades presenciais e virtuais, incluindo mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentação de pesquisas, feiras e cinedebates. As inscrições estão abertas no site oficial do SIAAM até o dia 15 de setembro.

Publicidade

O principal objetivo do seminário é destacar as pesquisas realizadas por professores e alunos do INEAF, além de fortalecer redes de colaboração nacionais e internacionais com os pesquisadores da UFPA. A organização do evento espera a apresentação de cerca de 140 trabalhos científicos ao longo da programação.

“O seminário será um espaço para a sociedade interagir com as pesquisas desenvolvidas pelo INEAF e discutir temas relacionados às agriculturas familiares na Amazônia”, afirmou o professor César Martins de Souza, membro da equipe organizadora.

O encontro contará com a participação de instituições como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade de Lisboa, além de representantes de movimentos sociais e do Ministério Público do Pará. O evento será uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, profissionais e organizações que atuam no campo.

Inscrições e Programação do seminário

As inscrições, gratuitas e abertas a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais vinculados à área, podem ser feitas online até o dia 15 de setembro. A participação será permitida tanto de forma presencial quanto virtual, sendo necessário realizar a inscrição em ambos os formatos.

A programação inclui 15 grupos temáticos que abordarão tópicos diversos, com foco nas agriculturas familiares e populações tradicionais da Amazônia. Entre os temas a serem debatidos estão créditos de carbono, violência no campo, políticas públicas, agroecologia, economia solidária e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Além das discussões acadêmicas, o evento também terá um viés cultural, com a realização de uma feira de produtos da agricultura familiar e de economia solidária, que acontecerá nos estacionamentos do Auditório Setorial Básico e do INEAF. A programação cultural incluirá ainda sessões de cinema, cinedebates e apresentações tradicionais, como o Pássaro Junino.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Saiba por que o quati se adapta tão bem a áreas urbanas

É cada vez mais comum encontrar um quati circulando por praças, parques urbanos ou até…

6 horas ago

Veja 3 motivos urgentes para proteger o tatu-galinha antes que ele “suma do mapa”

Pouca gente nota sua presença, mas o tatu-galinha está entre os grandes heróis anônimos dos…

6 horas ago

MEC E FNDE inauguram novas creches no Marajó, disponibilizando mais de 440 vagas na educação infantil

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) inauguraram,…

7 horas ago

Exceder e retornar ao aquecimento global de 1,5°C, é possível?

Cientistas, formuladores de políticas e a sociedade se envolverão cada vez mais em uma nova…

8 horas ago

Comportamentos alimentares desordenados crescem entre crianças e adolescentes, alertando a saúde

Cada vez mais comuns e muitas vezes ignorados, os comportamentos alimentares desordenados (CADs) em crianças…

23 horas ago

Frutas nativas da Amazônia em compotas, sorvetes e sobremesas

Imagine uma floresta onde cada fruta é uma explosão de sabor, uma história de conexão…

1 dia ago