COP 30

O Cuidado do Pará em pauta global: CIIR Leva a humanização e a inclusão para o fórum mundial planetree nos EUA

Belém (PA) – O compromisso do Governo do Pará com um modelo de saúde pública focado na excelência e na humanização transcende as fronteiras do país. Nesta segunda-feira (13), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) iniciou sua participação no prestigiado Fórum Mundial sobre Cuidados Centrados na Pessoa Planetree 2025, em Baltimore, nos Estados Unidos. O evento, que se estende até o dia 16 de outubro, é um dos mais influentes do mundo, congregando gestores, profissionais e instituições dedicadas a redefinir a qualidade assistencial em escala global.

A presença do CIIR em solo americano é mais do que uma participação em um congresso; é um passo estratégico em seu processo de certificação internacional Planetree. Esta chancela reconhece formalmente organizações de saúde que comprovam um compromisso inabalável com o modelo de “cuidado centrado na pessoa”, onde a experiência do paciente, seus valores e suas necessidades guiam todas as práticas assistenciais. A busca pela certificação não apenas valida o modelo humanizado já adotado pelo Centro, que administra a média e alta complexidade de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, mas também alinha suas operações às referências mais avançadas da saúde global.

A comitiva paraense é composta por lideranças e especialistas que representam a vanguarda do setor no estado. Entre eles estão José Neto, diretor Operacional Norte do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) – organização social que administra o CIIR em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) –, Rejane Xavier, diretora Executiva do CIIR, e Renato Arraes, médico ortopedista infantil e coordenador do grupo de ortopedia pediátrica.

 

Foto: Danielle Carvalho – Ascom CIIR

SAIBA MAIS: Pará inaugura nova era na pecuária com primeira exportação de carne rastreada para a China

Compartilhando o Cuidado do Pará com o Mundo

O Fórum Planetree serve como um vibrante palco para o intercâmbio de experiências e boas práticas. Os representantes do CIIR participarão de painéis, palestras e exposições, compartilhando os resultados e as inovações desenvolvidas no Pará. “Estar neste evento é uma oportunidade de mostrar o quanto o trabalho realizado no Pará dialoga com as melhores práticas do mundo, reafirmando nosso compromisso com um cuidado que valoriza pessoas, ciência e resultados”, destacou a diretora executiva, Rejane Xavier.

A equipe do CIIR levou uma diversidade de projetos que refletem a complexidade e o caráter inclusivo da reabilitação na Amazônia. Selecionados para apresentação nas categorias pôsteres e palestras, os trabalhos abordam:

  • Inclusão e Acessibilidade: Um projeto sobre o “Treinamento de Libras em Serviço”, visando garantir uma “Assistência Inclusiva, Humanizada e Segura ao Usuário Surdo”.
  • Atenção Especializada: Um eixo formativo focado em “Capacitar Profissionais para o Cuidado de Pessoas com TEA” (Transtorno do Espectro Autista) e a apresentação de “Práticas baseadas em evidências no tratamento do autismo” realizadas no Cetea (Centro Especializado em TEA).
  • Saúde Comunitária e Sustentabilidade: A iniciativa “Humanização sem Fronteiras: Atendimento Multiprofissional Humanizado em Comunidades Quilombolas no Município do Acará (PA)” e o estudo sobre “O Impacto das Práticas Ambientais Sustentáveis no CIIR no Engajamento em Cuidados Centrados na Pessoa”.
  • Resultados Clínicos: A palestra “Pequenos Passos, Grandes Mudanças: O Impacto das Cirurgias Ortopédicas Pediátricas no Pará”, evidenciando o efeito transformador do CIIR na vida das crianças paraenses.

A terceira participação do CIIR na Conferência Planetree consolida o Centro como referência nacional em reabilitação e cuidado integral à pessoa com deficiência. Para o estado do Pará, este momento tem um significado especial, pois projeta internacionalmente suas políticas de saúde e inclusão. Ao destacar o protagonismo paraense em pautas globais de humanização e evidência científica, a participação dialoga e intensifica o preparo da capital, Belém, para sediar o importante evento internacional que ocorrerá em novembro.

O CIIR, que é referência na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual no âmbito do SUS, mostra que o cuidado com o cidadão, a inovação na reabilitação e a gestão baseada em evidências são pilares inegociáveis para o futuro da saúde pública na Amazônia.

Recent Posts

  • Meio Ambiente

Floresta em pé surge como aliada no combate às mudanças do clima

Quando a lavoura encontra a floresta Em um cenário marcado por secas prolongadas, chuvas extremas…

17 horas ago
  • Meio Ambiente

Brasil desperdiça 6 mil piscinas de água tratada por dia

Um país que deixa a água escapar pelo ralo Todos os dias, antes mesmo de…

18 horas ago
  • Meio Ambiente

Ararinhas-azuis recapturadas testam positivo para vírus letal

Um alerta vermelho para a reintrodução da ararinha-azul O sonho de devolver a ararinha-azul à…

19 horas ago
  • Meio Ambiente

Estudo revela quanto da Antártica realmente está livre de gelo

Antártica sem gelo: um retrato inédito de um continente quase invisível No imaginário coletivo, a…

20 horas ago
  • Saúde

FAPESP e Holanda apoiam pesquisas sobre clima e saúde urbana

Ciência sem fronteiras diante de um clima em transformação O avanço das mudanças climáticas tem…

4 dias ago

This website uses cookies.