A TIM, em parceria com a Intel, iniciou testes de notebooks equipados com processadores Intel® Core™ Ultra, integrados à conectividade 5G e eSIM, trazendo uma nova proposta de mobilidade e desempenho para usuários. Essa tecnologia elimina a necessidade de conexão via Wi-Fi, permitindo que os dispositivos acessem a rede móvel diretamente, como smartphones. O projeto, ainda em fase de provas de conceito, busca oferecer maior confiabilidade, mobilidade e desempenho, especialmente para aplicações que utilizam inteligência artificial (IA).
O objetivo da iniciativa é atender à crescente demanda por conectividade de alta velocidade e análise de dados em tempo real, com foco em oferecer soluções inovadoras para consumidores e empresas. Átila Xavier, Diretor de Tecnologia e Inovação da TIM, destacou que a operadora busca explorar novos casos de uso que exijam alto desempenho computacional aliado à mobilidade, facilitando a vida dos clientes.
Roberto Corrêa, Especialista em Telecomunicações da Intel, ressaltou que a integração das novas NPUs (Unidades de Processamento Neural) dos processadores Intel® Core™ Ultra com a tecnologia da TIM proporciona um equilíbrio ideal entre desempenho e eficiência energética, além de reduzir custos de infraestrutura. Ele enfatizou que os casos de uso desenvolvidos poderão ser escalados para outros dispositivos e formatos, ampliando as oportunidades de novos negócios.
A TIM é reconhecida por sua liderança em inovação e pela maior cobertura móvel 4G do Brasil, além de estar à frente na implementação do 5G no país. A operadora tem forte compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança, destacando-se em diversos índices de sustentabilidade e equidade de gênero.
A Intel, referência global na indústria de semicondutores, trabalha para desenvolver tecnologias que impulsionam o progresso e melhoram a vida das pessoas. A empresa se dedica à inovação contínua, transformando dados em soluções que impactam positivamente negócios e a sociedade.
Na Amazônia, todo mundo já ouviu que o boto-vermelho vira homem bonito em festas ribeirinhas…
É difícil ignorar o canto estridente de uma seriema ao longe — ele ecoa como…
Quem vê um bando de anu-pretos empoleirado em fios ou cercas, trocando chamados estridentes e…
Um estudo inovador realizado pela arqueóloga Daiana Travassos Alves, professora da Universidade Federal do Pará…
O crescimento acelerado da degradação da Amazônia, impulsionado principalmente por incêndios florestais, contrasta com a…
A expectativa para a realização da COP30, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém,…
This website uses cookies.