A Transpetro deu início a um novo programa de ampliação e revitalização de sua frota, com foco em navios capazes de operar com combustíveis sustentáveis, como etanol e metanol. Na última sexta-feira (5), a empresa lançou a licitação para as primeiras quatro embarcações, com previsão de uma nova rodada de contratações para mais oito navios, incluindo unidades gaseiras, entre dezembro e janeiro.
O Plano de Negócios 2024-2028 da Petrobras prevê a construção de 16 navios pela Transpetro. A continuidade dessas contratações está sujeita aos processos internos de governança da estatal, mas a expectativa é de lançamentos semestrais de novas licitações.
“Hoje, é mais econômico para a Petrobras construir do que fretar esses navios”, afirmou Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, em uma coletiva de imprensa realizada na sede da companhia no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (8).
As embarcações em contratação são navios de cabotagem do tipo handy, com capacidade entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto, sendo as menores do projeto. A assinatura dos contratos está prevista para dezembro, com entregas estimadas para junho de 2026. Todas as quatro unidades atenderão aos padrões de sustentabilidade da Organização Marítima Internacional (IMO) e serão entregues até 2028, com motores preparados para conversão a combustíveis sustentáveis.
“O Brasil tem um combustível competitivo, o biocombustível. Nossos navios estarão prontos para operar com etanol ou metanol”, destacou Jones Soares, diretor de Transporte Marítimo da Transpetro.
A licitação está aberta a estaleiros nacionais e internacionais, sem exigência de índices mínimos de conteúdo local. No entanto, espera-se uma participação significativa de estaleiros brasileiros, devido à consideração dos impostos de importação na avaliação das propostas. Além disso, estaleiros nacionais poderão acessar recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), com taxas de juros entre 2,3% e 3,3%, que melhoram conforme o nível de contratação local.
“Acredito que os estaleiros nacionais responderão a essa demanda, pois estão há muitos anos sem receber encomendas”, comentou Bacci.
O programa TP 25 marca a retomada da contratação própria de navios pela estatal, com a previsão de expansão para 25 navios no próximo Plano de Negócios para o período de 2025 a 2029, previsto para o final deste ano. O custo total das 25 unidades está estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões, incluindo navios de cabotagem de médio porte e gaseiros.
Magda Chambriard, presidente da Transpetro, afirmou que essas contratações reduzirão a exposição da companhia à volatilidade dos fretes, num momento de baixa disponibilidade de navios no mercado internacional.
“Com as embarcações anunciadas hoje, ficaremos menos expostos a oscilações de preço, reduziremos os custos com afretamentos e reforçaremos nossa capacidade logística para o transporte de petróleo e derivados”, afirmou Chambriard em um vídeo divulgado junto ao anúncio.
Chambriard, que assumiu a presidência em maio com a promessa de acelerar projetos, foi elogiada por Bacci pela priorização deste programa. “O projeto já estava maduro, mas a presidente Magda o priorizou, e por isso estamos hoje aqui lançando em detalhe”, concluiu Bacci.
Fonte: Agência epbr
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