Na última segunda-feira (25), representantes do Sistema OCB/PA, do Sistema OCB Nacional e da cooperativa COOPTUR-PR se reuniram com líderes de cooperativas e profissionais do setor de turismo para compartilhar os resultados das visitas técnicas realizadas nas cooperativas participantes do Projeto Piloto Turismo Cooperativo: TURIARTE, COOMFLONA (Santarém), CAMTA (Tomé-Açú) e COOPERTTRANS COMBU (Belém).
Essa iniciativa, promovida pela OCB Nacional com o apoio do Sistema OCB/PA, tem como objetivo fortalecer a atuação das cooperativas do Pará, incentivando o turismo sustentável, comunitário e local. Além disso, busca fomentar a intercooperação entre as cooperativas e parceiros do setor, visando à oferta integrada de produtos e serviços turísticos.
Anderson dos Santos, presidente da COOPERTTRANS COMBU, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cooperativa e a geração de renda para os cooperados e suas comunidades: “Este projeto vai contribuir significativamente para o crescimento do nosso trabalho, trazendo benefícios econômicos tanto para nossos cooperados quanto para toda a população local”, afirmou.
O encontro teve como foco a apresentação das observações realizadas durante as visitas técnicas, cujo objetivo foi avaliar as potencialidades e os desafios das cooperativas. As visitas incluíram conversas com os cooperados, análise dos roteiros turísticos já existentes e o exame das práticas adotadas nas operações das cooperativas.
“Identificamos características únicas nas cooperativas visitadas, como o forte vínculo com as comunidades locais, o compromisso com a sustentabilidade e o foco no desenvolvimento socioeconômico da região. O que torna esses roteiros ainda mais especiais é a combinação de cultura, gastronomia típica e um imersivo contato com a natureza amazônica”, afirmou Márcio Miranda, vice-presidente da COOPTUR-PR.
O levantamento realizado durante as visitas ressaltou o grande potencial das cooperativas paraenses, que se aproveitam das riquezas naturais, culturais e históricas do estado. Com base nas informações coletadas, as entidades envolvidas no projeto desenvolverão um plano de ação que inclui treinamentos, mentorias e consultorias para aprimorar a gestão e as ofertas turísticas das cooperativas.
Francisca Camilo, Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA, também destacou a importância da visita técnica: “Esse encontro foi fundamental para entendermos as melhores práticas das cooperativas e para desenvolvermos, juntos, soluções que beneficiem tanto as cooperativas quanto as comunidades locais. O turismo cooperativo tem o potencial de gerar um impacto muito positivo para todos os envolvidos.”
Essa parceria entre o Sistema OCB Nacional e o Sistema OCB/PA reforça o papel do cooperativismo no desenvolvimento local, mostrando sua capacidade de transformar a realidade das regiões e promover um modelo de negócios colaborativo e sustentável.
Imagine um tesouro escondido nas profundezas do oceano, a mais de 1.900 metros abaixo da…
Como envolver a sociedade na construção de um futuro mais sustentável? A 5ª Conferência Nacional…
Imagine uma técnica agrícola que quintuplica a produtividade da mandioca, aumenta em 50% a produção…
Quando o veado-catingueiro aparece em um sítio, não se trata apenas de um flagrante inusitado…
Em áreas rurais ou até mesmo em chácaras e sítios próximos a reservas naturais, a…
Como conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida na Amazônia? A resposta pode…
This website uses cookies.