A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou um investimento de US$ 21 milhões para apoiar a implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI) na Amazônia brasileira.
Os projetos “Nossa Terra, Nossa Mãe” e “Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental” foram concebidos por associações indígenas e organizações indigenistas parceiras. Eles têm como objetivo promover a proteção, restauração, conservação e manejo sustentável das terras indígenas, além de ações climáticas para beneficiar as comunidades nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Tocantins e Roraima.
“Nossa parceria com as comunidades indígenas da Amazônia brasileira é um testemunho de nosso compromisso com a conservação da floresta”, afirmou o diretor da USAID no Brasil, Mark Carrato. “‘Nossa Terra, Nossa Mãe’ e a ‘Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental’ abrem caminho para uma administração sustentável, onde cultura, conservação e comunidade prosperam juntas.”
Os projetos refletem uma colaboração de longa data entre o Brasil e os Estados Unidos, que abrange 200 anos de parcerias em áreas como meio ambiente e saúde. Participam das iniciativas órgãos governamentais como a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
SOBRE A USAID BRASIL:
O Brasil, o quinto maior país do mundo e o maior da América Latina, tornou-se uma grande potência econômica. Diminuiu sua dependência de recursos externos e agora é um parceiro importante nos esforços de desenvolvimento nacional e internacional. Nacionalmente, o Brasil continua a enfrentar a pobreza rural, a desigualdade de renda, a exclusão social, o desmatamento e a degradação florestal.
A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente e abriga a maior coleção de espécies vivas de plantas e animais da Terra – uma em cada dez espécies do mundo, e uma em cada cinco de todas as espécies de aves e peixes. Ela produz 20% do oxigênio do mundo e 16% de sua água doce e é lar de 30 milhões de pessoas. Sua escala imensa – equivalente ao território continental dos EUA – impulsiona padrões climáticos, produção agrícola, empregos e bem-estar no hemisfério.
Há mais de 50 anos, a USAID apoia o Brasil. Hoje, a USAID trabalha em estreita colaboração com o governo brasileiro e a sociedade civil para construir soluções sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, bem como promover o engajamento do setor privado em direção a soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade na Amazônia. Com um programa de longa data e em andamento para a conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira, a USAID/Brasil implementa um DOAG, um acordo bilateral com agências-chave do Governo do Brasil para apoiar atividades de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Partindo de um papel tradicional de doador, a USAID/Brasil passou de assistência ao desenvolvimento para uma missão de “Parcerias Estratégicas” em 2014 e desde então tem catalisado parcerias transformadoras e inovadoras.
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
This website uses cookies.