Fonte: USP
A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, lançou um novo edital para impulsionar a educação ambiental e fortalecer o programa USP Sustentável. O edital Projetos Educativos SustentaUSP – Desenvolvimento Sustentável na Prática vai destinar R$ 1 milhão ao financiamento de iniciativas educativas voltadas à sustentabilidade. As propostas podem ser enviadas até o dia 17 de abril e devem ser coordenadas por docentes ativos da USP.
Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 25 mil para sua execução, com ações previstas para ocorrer entre maio e outubro de 2025.
O edital contempla dois formatos de atividades:
Ações educativas junto à sociedade, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis em diferentes contextos, como escolas, comunidades, praias, hospitais e centros comerciais.
Produção de materiais educativos, como livros, vídeos e jogos, que possam apoiar educadores na abordagem de temas relacionados à sustentabilidade.
Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, o edital representa uma oportunidade concreta de aplicar os conhecimentos da universidade na promoção da responsabilidade ambiental. “Queremos fomentar projetos que façam a diferença na formação da consciência ecológica da sociedade”, afirmou.
Parte do financiamento dos projetos, 50% do total, será custeada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com recursos da Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Isso permitirá a oferta de auxílio financeiro a estudantes envolvidos nas iniciativas.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, destacou a importância de envolver alunos de graduação e pós-graduação: “É fundamental formar profissionais com uma visão crítica e engajada com os desafios ambientais. Este edital incentiva ações concretas e colaborações interdisciplinares que podem gerar impacto real na sociedade.”
Os projetos inscritos serão avaliados por comissões técnicas da USP, considerando critérios como:
Potencial de impacto ambiental e social
Participação de diferentes segmentos da sociedade
Grau de inovação e interdisciplinaridade
Clareza na metodologia de avaliação de resultados
Possibilidade de continuidade das ações após o encerramento do financiamento
Haverá prioridade para propostas que se configurem como Atividades Extensionistas (AEX), abertas à participação de estudantes de diferentes áreas da USP.
Encerramento das inscrições: 17 de abril
Divulgação do resultado preliminar: 6 de maio
Período para recursos: 7 a 10 de maio
Resultado final dos projetos aprovados: 15 de maio
Para acessar o conteúdo completo do edital, basta consultar o portal oficial da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Em áreas rurais ou até mesmo em chácaras e sítios próximos a reservas naturais, a…
Como conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida na Amazônia? A resposta pode…
Imagine uma região onde o agronegócio floresce com sustentabilidade, tecnologia de ponta e inclusão social.…
Rios contaminados, comunidades desamparadas e um ecossistema em risco. Em Barcarena, Pará, a Hydro Alunorte,…
A Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia realiza, de 12 a 22 de maio, o evento Pan-Amazônia…
Em meio à floresta amazônica, onde a vida pulsa em cada folha, uma revolução…
This website uses cookies.