Categories: Geral

Vacina brasileira contra a mpox avança para testes em humanos

Testes da vacina brasileira contra a mpox avançam

O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou estar próximo de iniciar os testes em humanos de uma vacina brasileira contra a mpox, etapa crucial no desenvolvimento do imunizante. Segundo a instituição, a equipe está finalizando o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para envio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aguardando a aprovação para dar início aos ensaios clínicos.

A importância desse imunizante aumentou após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional, devido ao risco de disseminação global e ao potencial de nova pandemia. No entanto, o desenvolvimento da vacina nacional já estava em andamento há dois anos, desde a primeira emergência causada pela doença.

Publicidade

Conforme a UFMG, a vacina brasileira utiliza um vírus atenuado e não replicativo, garantindo uma alta segurança, inclusive para grupos como imunossuprimidos e gestantes. Os testes preliminares mostraram resultados promissores, com uma forte resposta imunológica e produção de anticorpos neutralizantes.

Em uma publicação nas redes sociais, Karine Lourenço, líder da Plataforma de Vetores Virais do CTVacinas, afirmou que a vacina demonstrou ser “protetora e esterilizante” durante os estudos. Ela também destacou que o Brasil já possui capacidade para produzir em larga escala a cepa atenuada do vírus vaccinia, o que acelera o processo para a submissão à Anvisa e o início dos testes clínicos.

Prioridade nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacou que a vacina contra a mpox está entre as prioridades da Rede Vírus, um comitê de especialistas focado no desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos e vacinas para vírus emergentes no Brasil. O MCTI também lembrou que, em 2022, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos forneceu à UFMG uma semente do vírus da mpox, crucial para a produção do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina.

Atualmente, a pesquisa está focada na expansão da produção para atender à demanda em larga escala, conforme informou o MCTI. A dose é baseada em um vírus semelhante ao da mpox, atenuado a ponto de não conseguir se replicar em mamíferos, incluindo humanos.

Vacinas disponíveis

Atualmente, a OMS reconhece duas vacinas contra a mpox: a Jynneos, da farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, que utiliza um vírus atenuado e é recomendada para adultos, inclusive gestantes e pessoas com HIV; e a ACAM 2000, da norte-americana Emergent BioSolutions, que contém o vírus ativo e apresenta mais efeitos colaterais e contra-indicações.

Com a emergência global declarada, o Ministério da Saúde brasileiro negocia a compra de 25 mil doses da Jynneos através da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Desde 2023, após a aprovação provisória pela Anvisa, o Brasil já recebeu cerca de 47 mil doses da vacina, tendo aplicado aproximadamente 29 mil.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Petrobras Revela Nova Riqueza no Pré-Sal da Bacia de Santos

Imagine um tesouro escondido nas profundezas do oceano, a mais de 1.900 metros abaixo da…

15 horas ago

Conferência Nacional do Meio Ambiente – Participação social impulsiona políticas ambientais

Como envolver a sociedade na construção de um futuro mais sustentável? A 5ª Conferência Nacional…

16 horas ago

Roça Sustentável – Como a agricultura familiar multiplica produtividade com sustentabilidade

Imagine uma técnica agrícola que quintuplica a produtividade da mandioca, aumenta em 50% a produção…

16 horas ago

Veado-catingueiro passou pelo seu sítio? Entenda o que isso revela

Quando o veado-catingueiro aparece em um sítio, não se trata apenas de um flagrante inusitado…

1 dia ago

Cascavel: 4 sinais para identificar a presença da cobra antes que seja tarde

Em áreas rurais ou até mesmo em chácaras e sítios próximos a reservas naturais, a…

1 dia ago

Mineração sustentável impulsiona Amazônia, destaca IBRAM em seminário da COP 30

Como conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida na Amazônia? A resposta pode…

2 dias ago