Geral

Verão 2023: Mais Quente e Mais Seco

O verão de 2023, que começa nesta sexta-feira (22), às 00h27, promete ser mais quente e mais seco na maior parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas estarão acima da média devido à influência do fenômeno El Niño.

Temperaturas Elevadas

“Estamos prevendo que o verão vai ser mais quente que o normal em todo o país. Só no extremo sul as temperaturas podem ficar dentro do normal, mas nas regiões norte e central, as temperaturas devem ficar acima do esperado”, afirmou o meteorologista Caio Coelho, do Inpe.

Influência do El Niño

O El Niño, fenômeno climático conhecido por alterar padrões de temperatura e precipitação ao redor do mundo, deve perder intensidade apenas no fim do verão. Uma das suas características é a diminuição das chuvas na região Norte e Nordeste, e aumento da precipitação sobre a região Sul.

“As chuvas devem continuar acima do que é esperado para essa época do ano na região Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, detalhou a meteorologista Marília Nascimento, do Inpe.

Por outro lado, na faixa norte do país, a chuva estará abaixo da normal climatológica. “Principalmente na área mais ao leste, em direção ao Nordeste, e também no semiárido”, completou Nascimento.

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de chuvas dentro da normalidade para a época. “O verão começa com chuvas mais abundantes devido à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, e não descartamos a possibilidade de pancadas de chuvas intensas que atinjam essa faixa que engloba a região Centro-oeste e o Sudeste do país e uma área ao norte da região Sul”, explicou Marília.

Dias Mais Longos

Até 20 de março de 2024, por causa da inclinação do plano de órbita da Terra, os raios solares atingem mais diretamente o hemisfério sul do planeta. “Os dias são maiores, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e isso acontece já a partir da primavera e tem o seu ápice no início do verão”, informou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Portanto, prepare-se para um verão mais quente e mais seco, com dias mais longos e noites mais curtas. Lembre-se de se manter hidratado e protegido do sol!

Recent Posts

  • Meio Ambiente

Calor extremo escancara desigualdade entre Paraisópolis e Morumbi

Quando o calor revela a desigualdade urbana No verão mais recente, São Paulo viveu um…

2 dias ago
  • Cultura

Embrapa institucionaliza diversidade e cria política permanente contra discriminação

Embrapa transforma diversidade em política de Estado A decisão tomada pelo Conselho de Administração da…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

Operação Tamoiotatá aplica R$ 144,7 milhões em multas no Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025 expõe o avanço da fiscalização ambiental no sul do Amazonas O balanço…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

Integração lavoura-pecuária avança na produção de carne de baixo carbono

Integração lavoura-pecuária redesenha a pecuária de baixo carbono no Cerrado Em um momento em que…

2 dias ago
  • Meio Ambiente

Hospital do Baixo Amazonas vira referência nacional em sustentabilidade

Hospital do Baixo Amazonas encerra 2025 como referência nacional em sustentabilidade Ao completar 19 anos…

2 dias ago

This website uses cookies.