O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá liderou a Comissão Científica da 34ª Conferência Anprotec, realizada de 2 a 5 de novembro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), em São Paulo. Essa é a terceira edição consecutiva em que o PCT Guamá desempenha papel de destaque na avaliação de projetos científicos.
Premiação e Temas de Destaque
Com o tema central “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, a conferência dividiu os trabalhos em duas categorias:
“Artigos Técnicos” e “Relatos de Boas Práticas”. Os melhores projetos de cada categoria foram apresentados oralmente e premiados.
- Melhor Artigo Técnico: “Ágora Connect: um estudo de caso sobre inovação aberta com interação entre Universidade e Mercado”;
- Melhor Relato de Boas Práticas: “Trilha empreendedora, transformando pesquisadores em empreendedores: Uma experiência do tecnoPARQ UFV”.
Os projetos vencedores abordaram temas como integração universidade-mercado, inovação aberta e empreendedorismo sustentável, alinhados às trilhas temáticas da conferência, como mudanças climáticas, demografia e sustentabilidade.
Importância Regional e Nacional
Segundo Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, o destaque de trabalhos da região Norte evidencia o crescente interesse em empreendedorismo e inovação na Amazônia.
“Em 2024, avaliamos 175 trabalhos originais, o que reforça a maturidade dos ambientes de inovação no Brasil”, afirmou.
Sobre a Conferência Anprotec
Promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, a conferência é um evento anual que reúne atores do ecossistema de inovação para compartilhar práticas, tendências e fomentar conexões. Atualmente, o Brasil conta com 291 incubadoras, 61 parques tecnológicos em operação e 65 aceleradoras, apoiando cerca de 10 mil empresas inovadoras.
O PCT Guamá como Referência em Inovação
O PCT Guamá, localizado em Belém (PA), é o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil. Gerido pela Fundação Guamá, em parceria com a
UFPA e a Ufra, o parque é uma referência em pesquisa aplicada, empreendedorismo sustentável e inovação tecnológica.
Ministério da ciência e CNPq anunciam os vencedores do 17º Prêmio Mercosul de ciência e tecnologia
Amazônia Recebe Prêmio de US$ 10 Milhões em Competição Global de Biodiversidade
Situado em uma área de 72 hectares, o complexo abriga mais de 30 empresas residentes, 40 associadas e 12 laboratórios de pesquisa, além de instituições como o INPE e a EETEPA Dr. Celso Malcher.
Com vistas à sustentabilidade, o parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém, promovendo iniciativas inovadoras alinhadas ao desenvolvimento regional.