O Rio de Janeiro está se preparando para receber a Cúpula de Líderes do Mercosul, um evento significativo onde altas autoridades e chefes de Estado se reunirão para discutir iniciativas para a integração e desenvolvimento da região. No entanto, antes que os líderes assumam o centro do palco, a atenção estará voltada para os representantes da sociedade civil na Cúpula Social.

A Retomada da Cúpula Social

A Cúpula Social, que estava suspensa desde 2016, está sendo retomada como um compromisso do Brasil, que assumiu a presidência pro tempore do Mercosul em julho de 2023. Os encontros serão realizados no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), com a participação de cerca de 300 representantes de organizações e movimentos da sociedade civil, além de autoridades dos países membros e associados do bloco econômico.

A Importância da Participação Social

A realização de um evento com destaque para a participação social na agenda internacional dias antes de um encontro de autoridades é uma prática semelhante à que ocorreu em agosto, em Belém, quando os Diálogos Amazônicos antecederam a Cúpula da Amazônia. Mesas temáticas discutirão o papel da participação social para a democracia, desafios comuns e integração entre os povos. Cinco grupos de trabalho tratarão de assuntos como enfrentamento à fome e à pobreza, cidadania e direitos humanos, desenvolvimento e meio ambiente e fortalecimento da participação social.

Representantes da Sociedade Civil

Entre os representantes da sociedade civil convidados para o evento está Quintino Severo, secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele representará a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS). Segundo Severo, o encontro internacional é uma oportunidade para a defesa dos direitos trabalhistas.

Cultura e Igualdade Racial

A programação cultural na Cúpula Social inclui uma exposição sobre o ritmo funk, como forma de expressão e liberdade, e uma roda de samba. O Museu do Amanhã e o MAR ficam a poucas quadras da região conhecida como Pequena África, que guarda a herança da chegada e da presença de negros africanos trazidos à força para a América do Sul.

Roberta Eugênio, secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, participará de um encontro com representantes de minorias afrodescendentes nos países vizinhos. Ela enfatiza que o debate sobre as desigualdades raciais não é restrito a um país que tenha a maioria da sua população negra.

Os resultados das discussões da Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do bloco econômico no dia 7 deste mês. A Cúpula Social do Mercosul traz uma mensagem de fortalecimento da integração entre os povos por meio da participação social. A retomada da Cúpula Social após tantos anos é vista como uma iniciativa muito importante, destacando a necessidade de aperfeiçoar a participação social e contribuir para a justiça social.

 

Saiba mais: Reino Unido Aumenta Contribuição para o Fundo Amazônia