Belém se Prepara Nesta Terça (13/08) Para a COP-30 na Conferência Ethos 360°


 

No dia 13 de agosto, a cidade de Belém (PA) sediará a primeira edição de 2024 da Conferência Ethos 360°, no Complexo da Estação das Docas. O evento reunirá especialistas, líderes e autoridades para discutir a preparação para a COP-30, além de abordar a emergência climática, o desenvolvimento da economia circular, a bioeconomia na região e os desafios para promover um desenvolvimento territorial sustentável, garantindo a proteção das comunidades locais.

A Conferência terá início às 9h com um painel de abertura, que contará com a participação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Andréa Álvares, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Ana Paula Cunha Machado Cavalcante, diretora do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre a Mudança do Clima (DCOL), e Marcel Fukayama, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável (CDESS). O tema central da discussão será os preparativos para a COP-30.

Às 10h, dois painéis ocorrerão simultaneamente. No palco 1, a mesa “Transparência e Dados Abertos impulsionando o desenvolvimento territorial na região Norte” será apresentada por Fábio J. L. Vieira, auditor do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), e Lorena Pinho, superintendente da Controladoria Regional da União no Pará, com moderação de Marcela Greggo, do Instituto Ethos.

No palco 2, será debatido o tema “Caminhos para transformação ecológica – desafios e oportunidades intersetoriais”, com a presença de Ana Paula Cunha Machado Cavalcante, Henrique Leite Vasconcellos, do Banco do Brasil, Valcléia Solidade, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e Maurício Colombari, da PwC Brasil, que atuará como mediador.

Às 11h, no palco 2, haverá uma conversa sobre “Devida Diligência Socioambiental e Promoção de Direitos Humanos a Defensores(as) Ambientais”, com Lise Tupiassú, professora e procuradora federal, e Marina Esteves, do Instituto Ethos. Encerrando os debates da manhã, a Raízen promoverá a mesa “Ações ASG (ESG) efetivas para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Camila Stefano, da Raízen, Eva Dengler, da Childhood Brasil, e Osmar Pancera, da ONG Rádio Margarida. Caio Magri, do Instituto Ethos, será o moderador.

As atividades da tarde começam às 14h, com o painel “Informações socioeconômicas e climáticas na análise de riscos”, envolvendo Igor Pantoja, do Instituto Cidades Sustentáveis, Luis Piva, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e Luisa da Silva, da COJOVEM, com moderação de Marina Esteves, do Instituto Ethos.

Às 15h, a Alubar apresentará a mesa “Ações que fomentam o desenvolvimento sustentável – Pró-Ética e Pacto Brasil”, com Keyne Taniguchi, da CGU, André Cruz, da Alubar, e Marcela Greggo, do Instituto Ethos. Simultaneamente, a Hydro promoverá o debate “Caminhos coletivos para uma Transformação Social Positiva”, com Eugênio Pantoja, da Hydro, e Sandra Faé, da Synergia Socioambiental.

Ao longo do dia, outras mesas temáticas serão organizadas por empresas como Alcoa, Sebrae, Natura e PwC. A conferência encerrará às 18h10 com o painel “Economia Circular na prática: o sucesso da reciclagem de latas de alumínio”, oferecido pela Novelis e pela Liga Reciclagem, com a participação de Gustavo Faria, da Novelis, Elisabeth Alline, da UFPA, e Rita Teixeira, do Instituto Ethos.

Para mais detalhes sobre a programação, clique AQUI.

Fonte: Instituto Ethos


Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas