O BID Invest, divisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltada para o setor privado, lançou uma emissão de R$ 50 milhões em bonds destinada a financiar empreendimentos na Amazônia. Esta emissão inicial serve como um teste para medir o interesse dos investidores nos futuros ‘Amazon Bonds’, uma iniciativa mais abrangente que incluirá também o setor público.
Os títulos possuem um prazo de cinco anos, oferecem uma remuneração de 11,4% ao ano e foram listados na Bolsa de Valores de Londres. A emissão foi integralmente adquirida pelo Record Emerging Market Sustainable Finance Fund, gerido pela Record Financial Group em parceria com o UBS Global Wealth Management.
Os fundos levantados serão direcionados a projetos alinhados com o programa Amazônia Sempre, lançado pelo Grupo BID há um ano, com o objetivo de atrair capital privado para a região amazônica.
“Estamos construindo um pipeline robusto de projetos financiáveis em áreas como energia limpa, água e saneamento, conectividade digital, bioeconomia e inclusão financeira. Continuaremos a testar a demanda dos investidores, pavimentando o caminho para uma emissão mais ampla dos Amazon Bonds”, declarou James Scriven, CEO do BID Invest.
No anúncio, o BID Invest não especificou como os recursos serão distribuídos. Esta é a primeira emissão do BID Invest em reais, organizada pelo J.P. Morgan.
Os ‘Amazon Bonds’ estão sendo desenvolvidos em colaboração com o Grupo BID e o Banco Mundial, com o objetivo de reunir instrumentos financeiros para projetos tanto do setor público quanto privado.