Bolívia Anuncia a Maior Descoberta de “Megacampo” de Gás Natural, Desde 2005

Autor: Redação Revista Amazônia

O presidente da Bolívia, Luis Arce, revelou nesta segunda-feira a descoberta de uma significativa reserva de gás natural de 1,7 trilhão de pés cúbicos (TCF) ao norte de La Paz, a capital administrativa do país.

Contexto da Crise Energética

A Bolívia enfrenta uma crise energética resultante de anos de queda na produção de petróleo e gás, o que afetou severamente suas reservas monetárias. A empresa estatal de energia, YPFB, declarou recentemente que está buscando soluções para superar a atual escassez de combustível.

Detalhes da Descoberta

“A descoberta de uma reserva de 1,7 TCF representa a mais importante desde 2005 para a Bolívia”, anunciou Arce durante um discurso no palácio do governo. Ele destacou que o campo, nomeado Mayaya Centro-X1 IE, é esperado para se tornar o terceiro maior campo de produção do país. Esta descoberta integra o Plano de Reativação Upstream da YPFB.

Impacto nas Reservas de Gás

A nova reserva irá incrementar as reservas de gás natural da Bolívia, que eram de 8,95 TCF em dezembro de 2018, conforme os dados oficiais mais recentes. A produção de gás natural no país diminuiu de 56,6 milhões de metros cúbicos por dia em 2016 para 31,9 milhões de metros cúbicos por dia em 2023, de acordo com a YPFB.

Expectativas Futuras

A descoberta do campo Mayaya Centro-X1 IE é vista como um passo crucial para revitalizar a indústria energética boliviana, potencialmente estabilizando a economia e ajudando a enfrentar a crise de energia que o país enfrenta atualmente.


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária