Um dia histórico em betim
A cerimônia de inauguração foi daquelas que ficam na memória. O presidente Lula não escondeu a felicidade ao falar sobre o momento. “Hoje é um dia que eu estou feliz. Primeiro, porque o BNDES aprovou uma verba de R$ 274 milhões para contribuir com essa inovação tecnológica da Stellantis. Segundo, pelo anúncio de investimentos da Stellantis. Terceiro, pela quantidade de emprego”, destacou ele. E não é pra menos: além dos 400 engenheiros que serão contratados para turbinar o desenvolvimento tecnológico, mais 1,5 mil funcionários vão reforçar o time da Stellantis no Brasil.
O TechMobility não é só um prédio bonito. Ele é o coração de uma revolução na indústria automotiva. Focado no desenvolvimento de tecnologias híbridas-flex, o centro vai trabalhar em motores a combustão de alta eficiência e soluções de eletrificação de baixa e alta voltagem. E o melhor? Tudo isso com um toque bem brasileiro, usando biocombustíveis como o etanol, que já é uma marca registrada do nosso país.
Por que esse centro é tão importante
Agora, você pode estar se perguntando: tá, mas o que esse centro tem de tão especial? Bom, pra começar, o TechMobility coloca o Brasil no mapa global como um polo de inovação e sustentabilidade na indústria automotiva. A Stellantis, que já é líder no mercado de automóveis leves na América do Sul (com mais de 916 mil veículos vendidos em 2024 e uma participação de 22,9% no continente), escolheu Betim como o epicentro do desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid.
E não é só questão de tecnologia, não. O impacto econômico disso tudo é gigante. Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, deixou claro que os investimentos estão alinhados com programas do governo brasileiro, como o Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação), que incentiva a produção de veículos mais sustentáveis. “A indústria automotiva brasileira está crescendo sob inspiração do Mover, um dos mais abrangentes e completos programas de desenvolvimento setorial do mundo”, disse Cappellano. E os números impressionam: só em 2025, o Mover deve injetar R$ 3,8 bilhões em incentivos para eficiência energética, segurança automotiva e reciclabilidade.
Geração de empregos e impacto social
Uma das partes mais legais dessa história toda é o impacto que ela vai ter na vida das pessoas. Durante a cerimônia, Lula falou com emoção sobre o valor de um trabalho digno. “Estou muito mais feliz quando vejo a notícia de geração de emprego. Porque não tem nada mais importante para o ser humano do que ele ter emprego, com uma certa estabilidade, com salário justo, para que essa pessoa possa cuidar de sua família”, destacou o presidente. E ele ainda fez uma analogia fofa com uma jabuticabeira: se não cuidar direitinho, não dá fruto bom. Pois é, governar é como regar essa árvore pra que ela floresça.
E florescer, nesse caso, significa mais oportunidades. Com as 1,9 mil contratações previstas pela Stellantis (400 engenheiros e 1,5 mil outros funcionários), o impacto na economia local de Betim e de Minas Gerais como um todo vai ser enorme. O governador Romeu Zema também celebrou o momento, dizendo que o estado tá no caminho certo pra criar um milhão de empregos formais até o fim de 2025 ou início de 2026. “Estamos caminhando para criação de um milhão de empregos formais dentro do nosso estado. Isso muda a vida de muita gente”, afirmou Zema.
Além disso, a Stellantis não tá só pensando em números. Eles também anunciaram um projeto de filantropia educacional que vai beneficiar 165 mil estudantes, capacitar mil professores e alcançar mais de 200 escolas na região. Isso mostra que o impacto vai além da fábrica: é sobre transformar comunidades e investir no futuro.
Como o Brasil tá se saindo no setor automotivo
Se tem uma coisa que a inauguração do TechMobility deixa clara, é que o Brasil tá voltando com tudo no setor automotivo. Lula deu um panorama bem interessante durante seu discurso. Quando ele saiu da presidência em 2010, a indústria automotiva emplacava 3,6 milhões de carros por ano. Quando voltou, em 2023, esse número tinha caído pra 1,6 milhão. Mas agora, em 2024, já tá em 2,6 milhões, com previsão de voltar aos 3,6 milhões em breve. “Graças a Deus, estamos emplacando 2,6 milhões e se continuar assim vai emplacar os 3,6 milhões que emplacava antes”, disse ele.
E não é só o presidente que tá otimista. O vice Geraldo Alckmin também trouxe dados animadores: enquanto o crescimento global na venda de veículos foi de 2% em 2024, aqui no Brasil o aumento foi de 14,2%. Isso mesmo! E a indústria automotiva cresceu quase 10% por aqui. Programas como a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Novo PAC, do governo federal, tão dando um gás pra essa retomada, incentivando a reindustrialização e a competitividade.
Quer saber mais sobre como o setor automotivo tá se transformando no Brasil? Então dá uma olhada nesse nosso artigo sobre a revolução dos carros elétricos e híbridos no país. Tem um monte de coisa interessante pra você descobrir!
A tecnologia bio-hybrid e o futuro da mobilidade
Agora vamos falar um pouco mais da estrela do show: a tecnologia Bio-Hybrid. Essa inovação da Stellantis é o que tá fazendo o TechMobility ser tão importante. Basicamente, ela combina motores flex (que rodam com gasolina ou etanol) com sistemas elétricos, criando veículos híbridos que são mais eficientes e menos poluentes. E o mais legal? É uma tecnologia feita sob medida pro Brasil, aproveitando o nosso domínio no uso de biocombustíveis.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também marcou presença na inauguração e destacou como o Brasil é líder mundial na transição energética. “Os investimentos aqui se relacionam diretamente com o trabalho que estamos desenvolvendo no Ministério de Minas e Energia. É etanol, híbrido, flex, combustível sustentável de avião”, disse ele. Silveira ainda falou sobre o programa Combustível do Futuro, lançado em 2023, que tá incentivando a descarbonização e a mobilidade sustentável.
Os desafios e o que vem por aí
Claro que nem tudo são flores. Apesar do otimismo, o IBGE soltou uns dados no mesmo dia da inauguração que mostram que a produção industrial no Brasil tá meio na corda bamba. De dezembro de 2024 pra janeiro de 2025, a produção ficou estável, sem crescimento. Comparando com janeiro de 2024, teve um avanço de 1,4%, e nos últimos 12 meses a expansão foi de 2,9%. Mas o setor ainda enfrenta desafios, como os três meses de quedas consecutivas no final de 2024, que acumularam uma perda de 1,2%.
Por outro lado, algumas áreas tão mostrando força. Máquinas e equipamentos cresceram 6,9% e veículos automotores subiram 3% na passagem de dezembro pra janeiro. Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, isso tem a ver com a volta da produção após períodos de férias coletivas no fim do ano. Ou seja, ainda tem muito espaço pra crescer, e iniciativas como o TechMobility podem ser o empurrãozinho que a gente precisa.
Olhando pro futuro, os R$ 32 bilhões da Stellantis prometem não só trazer mais inovação, mas também fortalecer a cadeia produtiva local. E com o apoio de programas como o Mover e o Combustível do Futuro, o Brasil tem tudo pra se tornar um exemplo global de mobilidade sustentável. Quer saber mais sobre o que tá por vir no setor automotivo? Então não perca nosso próximo artigo sobre o futuro da mobilidade sustentável no Brasil!
A inauguração do TechMobility em Betim é mais do que um evento: é um marco que coloca o Brasil no centro das atenções quando o assunto é inovação e sustentabilidade na indústria automotiva. Com a Stellantis investindo pesado (R$ 32 bilhões até 2030!), a geração de quase 2 mil empregos diretos e o foco em tecnologias como a Bio-Hybrid, o futuro parece bem promissor. E o mais legal? Isso tudo tá acontecendo aqui, valorizando o que a gente tem de melhor: nosso potencial renovável e nossa capacidade de inovar.