Brasil Propõe Aliança Global para Combate à Fome e Pobreza em Fórum da ONU


Representantes do governo brasileiro participaram recentemente do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde apresentaram uma proposta para a criação de uma aliança global destinada a erradicar a fome e a pobreza.

O objetivo da proposta é unir conhecimentos, recursos financeiros e parcerias para fortalecer as condições necessárias ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global estabelecida pela ONU em 2015 para orientar políticas públicas até 2030.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza “é uma das principais iniciativas do Brasil à frente do G20”, o grupo das 20 maiores economias do mundo. Durante um evento paralelo, que discutiu a aplicação de políticas nos diferentes países, o ministro Wellington Dias destacou que a aliança visa promover a segurança alimentar, aumentar a renda e combater desigualdades.

“O cenário atual, marcado por crises climáticas, econômicas e conflitos, tem levado ao aumento da fome, insegurança alimentar e pobreza. Para enfrentar esse desafio complexo, são necessárias várias abordagens e ações”, afirmou o ministro.

Dias esclareceu que a proposta não pretende criar um novo fórum internacional para discussões, pois já existem várias plataformas multilaterais adequadas para isso. O objetivo é mobilizar recursos financeiros e conhecimento, direcionando-os para onde são mais necessários.

A estrutura da aliança será elaborada por uma força-tarefa do G20, que está desenvolvendo um conjunto de políticas públicas integradas. Esta “cesta de políticas” reunirá décadas de experiência em programas de transferência de renda, proteção social e alimentação escolar, incorporando contribuições de diversos países e organizações internacionais.

Fonte: EBC


Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas