O carbono, que tem o símbolo químico C, é um elemento não metálico, localizado no 2° período na família 14 (família do carbono), possui número atômico 6 e massa atômica aproximadamente igual a 12. Assim como os demais elementos da mesma família, ele é tetravalente, ou seja, forma quatro ligações com outros elementos.
O carbono já é conhecido desde a antiguidade em seus diversos usos como carvão e grafite, por isso não se tem uma informação precisa sobre a data e seu descobridor. O francês Antoine Lavoisier o batizou de carbo (carvão), em 1789. Desde então, o carbono passou a fazer parte de diversas pesquisas científicas e esteve presente em vários trabalhos no decorrer da história. É um dos elementos mais versáteis já encontrados, sendo responsável pela maioria dos compostos existentes, com presença nos principais ciclos biológicos dos seres vivos.
Existem algumas curiosidades sobre o carbono e seus compostos, como: cerca de 20% do peso dos organismos vivos é referente ao carbono, sendo ele o quarto elemento mais abundante no Universo; e o grafeno, um de seus alótropos, é o material mais fino e mais forte já conhecido no Planeta Terra. Há algumas curiosidades sobre o grafeno, por exemplo: um tênis desse material (figura 1) chega a ter durabilidade de cerca de
30 vezes mais que os tênis comuns. E o aerogel de grafeno é o material mais leve do mundo e sete vezes menos denso que o ar (figura 2). Em função disso e de outras demandas, a previsão é que, até 2050, a grafita – matéria prima do grafeno – aumentará seu consumo em cerca de 500%, segundo o USGS Serviço Geológico Americano.
Existem, todavia, mais compostos que possuem carbono em suas fórmulas do que os que não contêm, com o diamante, derivado do carbono e o material de maior dureza já conhecido, podendo riscar qualquer outro material. O isótopo do carbono C-12 é utilizado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) desde 1977, como referência para calcular as massas atômicas de outros elementos químicos. E o diamante é um material cobiçado por muitos, devido ao seu brilho e grau de dureza, superando o grafite, o grafeno e o fulereno (figura 3).
As características físicas do elemento carbono variam de acordo com sua forma alotrópica. Por exemplo, o diamante é totalmente transparente, enquanto o grafite é preto e opaco. Já em relação à condutividade elétrica, apenas o grafite é um bom condutor, e os demais apresentam condutividade térmica em condições ambientais de temperatura e pressão. Sobre o estado físico, todos os alótropos são sólidos em temperatura ambiente.
O diamante é um material cobiçado por muitos devido ao seu brilho e grau de dureza, sendo um dos alótropos do carbono e um dos materiais mais valiosos do mundo (figura 4).
Geólogo Alberto Rogério
Benedito da Silva
Operação Tamoiotatá 2025 expõe o avanço da fiscalização ambiental no sul do Amazonas O balanço…
Integração lavoura-pecuária redesenha a pecuária de baixo carbono no Cerrado Em um momento em que…
Hospital do Baixo Amazonas encerra 2025 como referência nacional em sustentabilidade Ao completar 19 anos…
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas e riscos nos primeiros dias de 2026…
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
This website uses cookies.