Conectividade significativa como base para a inclusão social integra o debate do Futurecom 2024


Incluir os cidadãos na sociedade digital é uma constante temática da plataforma Futurecom. Neste ano, o encontro Futurecom 2024 – maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, que será realizado de 8 a 10 de outubro, no São Paulo
Expo
, em São Paulo – terá discussões significativas a esse respeito na programação do congresso, além de demonstrações de expositores.

Um painel que merece destaque é o “Conectividade Significativa e Inclusão Digital: educando cidadãos digitais, conectando vidas e o desenvolvimento econômico”.

Para contribuir nessa discussão, estarão no painel Leandro Guerra, presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF); Cristiana Camarate, conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Jesaias Arruda, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet); e Luzia Sarno, diretora de Tecnologia da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O encontro ocorre no Future Congress, na quinta-feira, 10/10, às 10:20Auditório 2.

Para Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “neste debate, vamos abordar a importância da inclusão digital e da conectividade significativa na transição para uma sociedade cada vez mais digital e conectada”.

Hermano questiona como vencer as lacunas tecnológica e de conectividade nos diferentes Brasis. “Se a crescente digitalização de serviços abre oportunidades, ela também aprofunda a chamada “brecha digital” para uma certa parcela da sociedade, o que também nos impõe refletir sobre o uso intensivo da IA, que poderá ampliar ainda mais o abismo de acessibilidade aos benefícios da tecnologia.

Assim, é um dever de todos discutir estratégias de letramento digital e de acesso, do Oiapoque ao Chuí, à conectividade resiliente e segura, promovendo a participação plena e a igualdade de oportunidades em um mundo cada vez mais digitalizado.”

Serviços públicos

A partir de 2019 iniciaram-se conversas a respeito da conectividade significativa na Aliança para a Internet Acessível (A4AI), da Web Foundation. A transformação digital já impulsionava o desenvolvimento socioeconômico e despontava a necessidade de prover à sociedade o acesso amplo à conectividade para a viabilidade dos serviços públicos e privados ágeis e eficientes.

A consolidação ideal da conectividade significativa se inicia na área de educação, quando se dá o acesso à Internet, ao uso de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e smartphones para auxiliar os alunos, além de ampliar o seu nível de informação. É nesse contexto que se busca a educação de qualidade para a formação de cidadãos capazes de reconhecer seus direitos e deveres tanto no ambiente físico quanto no digital.

A dimensão continental do Brasil e sua diversidade cultural, portanto, torna o desafio da conectividade significativa complexo o bastante para provocar a criatividade dos especialistas, engenheiros e técnicos brasileiros.

Congresso Futurecom

Nesta edição, o Congresso Futurecom, que traz como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas- máquinas”, terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.

A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.

Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.

O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.

Anote na agenda:

Futurecom 2024

8, 9 e 10 de outubro

São Paulo Expo

Mais informações e novidades: site e canal digital Futurecom

O credenciamento para jornalistas pode ser realizado por aqui

Sobre o Futurecom

O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como líder na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas. Com uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nos setores da indústria, logística, mineração, agronegócio, saúde e energia, o Futurecom proporciona acesso contínuo a
tecnologias de ponta, tendências de mercado e insights estratégicos.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção,
Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

O que é a inclusão digital no Brasil?

A inclusão digital no Brasil torna a comunicação mais eficiente e fácil. Imagem do Freepik
A inclusão digital no Brasil torna a comunicação mais eficiente e fácil. Imagem do Freepik

inclusão social no Brasil é o retrato dos esforços políticos para construir uma sociedade em que todos tenham acesso ao mundo virtual. Assim, as pessoas com deficiência podem gozar de uma vida completa.

Vale citar que ela inclui vários aspectos, como saúde, segurança, educação e mais. Além disso, não é dever apenas do governo promovê-la. Isso porque, a lei define que essa é uma obrigação de todos, inclusive das empresas.

A Lei 13.146/2015 define que todas as pessoas com deficiência devem ser tratadas como iguais e gozar dos seus direitos. Ou seja, elas devem ter chances de crescer e encontrar boas vagas de emprego, como qualquer outro indivíduo.

Eles possuem tantas habilidades quanto qualquer outra pessoa. Mas, devido ao capacitismo, muitas vezes, eles não conseguem mostrar isso, na prática.

Ao se adaptar ao mundo digital, você está dando a chance para que esses indivíduos mostrem o seu talento. Assim, consegue promover a equidade e tornar o mundo mais justo.


Saiba Mais:

Apib pede inclusão de mais biomas brasileiros em regulação europeia

Agro Cada Vez Mais Digital e Conectado, Diz Produtor

 


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária