Alta demanda de suporte ágil da TI
A crescente demanda de suporte ágil da TI para a transformação dos negócios está criando novas oportunidades para a ServiceNow no Brasil, conforme aponta um relatório da TGT ISG.
O documento, intitulado “ISG Provider Lens ServiceNow Ecosystem Partners 2024”, destaca que a integração de soluções baseadas em Inteligência Artificial, especialmente aquelas preparadas para a próxima geração da IA (GenAI), junto com conhecimento especializado em diversos segmentos, está se tornando essencial para direcionar conteúdos específicos e aproveitar a vasta base de informações em constante evolução. O relatório indica que a assistência de agentes estruturados pode reduzir pela metade os tempos de ciclo das soluções ServiceNow em determinados casos.
Experiência em Segmentos de Mercado como Diferencial
A TGT ISG observa que a experiência em segmentos de mercado se tornou um diferencial crucial, à medida que a transformação digital se expandiu além do ambiente de TI. Setores como saúde, bancos, agronegócio e manufatura estão sendo integrados com maior eficácia no Brasil, refletindo um conhecimento crescente dos fornecedores em áreas específicas. Isso abre novas oportunidades para clientes que anteriormente não eram bem atendidos pelas soluções disponíveis no mercado.
Setores em Crescimento e GenAI
O relatório destaca que setores como o agronegócio, que no Brasil registra um crescimento de faturamento superior a 16%, além de áreas como saúde, bancos, seguradoras e serviços, combinados com a evolução da GenAI, serão diferenciais importantes em 2024. Esses elementos, juntamente com a estruturação eficiente de dados e conhecimento, são pilares que impulsionarão significativamente a velocidade da transformação empresarial nos próximos anos.
Desafios e Soluções para a Transformação Digital
Para Sidney, os principais desafios que a TI enfrenta para suportar a transformação digital das empresas incluem a disponibilidade de soluções e plataformas eficazes, a aceleração exponencial com soluções de GenAI, e a necessidade de profissionais capacitados que possam oferecer soluções rápidas e de boas práticas para apoiar a evolução das empresas com menor custo e tempo de execução.
ServiceNow Avança para Atender à Demanda
O ServiceNow é uma plataforma inteligente que ajuda as empresas a impulsionar a transformação digital. Ela não é apenas um sistema de registro, mas sim um sistema de ação. Através de interfaces simples e fáceis de usar, a ServiceNow capacita funcionários e clientes, permitindo a orquestração e automação de tarefas e processos em toda a empresa. Isso melhora a eficiência, otimiza resultados e protege os resultados financeiros. Basicamente, o objetivo do ServiceNow é fornecer tecnologia da informação (TI), automatizar tarefas, aproveitar análises e conectar pessoas e sistemas, tudo por meio de uma única plataforma.
Recentemente, a ServiceNow reforçou sua liderança em IA generativa com o lançamento de novas capacidades em sua plataforma Now Assist. As inovações incluem melhorias no Gerenciamento de Operações de TI (ITOM) AIOps, no Agente Virtual e nos Aceleradores de IA de Impacto, aumentando a produtividade e acelerando o retorno sobre os investimentos das empresas.
A nova versão da plataforma ServiceNow traz soluções expandidas que orquestram experiências mais inteligentes, permitindo implantações mais rápidas e capacitando organizações a escalarem a GenAI entre os departamentos, reconhecendo o retorno sobre o investimento (ROI) em uma única plataforma.
Redução do Tempo de Ciclo e Aumento da Produtividade
De acordo com o relatório, a última versão da ServiceNow com GenAI é vista como um grande impulsionador, capaz de reduzir o tempo de ciclo das tarefas em até 50% com a utilização de soluções mais estruturadas. Isso representa um aumento significativo na produtividade, especialmente para digitalizar conteúdos ainda não digitalizados.
Essas soluções visam aumentar a interação digital e levar a transformação dos negócios a um novo patamar, através de soluções mais integradas, redução do tempo em atividades que não agregam valor e aceleração da tomada de decisões, utilizando fluxos de trabalho mais dinâmicos, automatizados e mais inteligentes do ponto de vista analítico.