Desenrola Brasil estendido até 20 de maio pelo Governo

Autor: Redação Revista Amazônia

 

O Governo decidiu estender o Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa de renegociação de dívidas para indivíduos inadimplentes, pela segunda vez. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, a medida provisória que estende o programa deve ser publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (28).

Originalmente, as renegociações terminariam em dezembro, mas foram estendidas até 31 de março. A demanda crescente após a fusão do Desenrola com aplicativos bancários, Serasa Limpa Nome e Caixa Tem justificou a extensão. Desde o início do mês, as dívidas do Desenrola também podem ser renegociadas nas agências dos Correios.

A extensão se aplica apenas à Faixa 1 do Desenrola, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e a dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para essa categoria começaram em outubro.

Expansão

Desde o início do ano, o governo tem facilitado a adesão ao Desenrola. No final de janeiro, pessoas com perfil bronze no Portal Gov.br passaram a poder parcelar suas dívidas. Anteriormente, quem tinha uma conta desse nível, que tem menos segurança, só podia quitar o valor negociado à vista. Com a mudança, a proporção de usuários com login de nível bronze aumentou de 19% para 40% das negociações diárias.

O governo também começou a integrar a plataforma Desenrola com os sistemas de atendimento de instituições financeiras e empresas como Serasa e Correios. A integração foi possível graças à Portaria 124 do Ministério da Fazenda, emitida em 29 de janeiro, que autorizou parcerias para expandir o alcance do programa.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, incluindo bancos, financeiras, varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia e securitizadoras. No total, mais de 550 milhões de ofertas estão disponíveis no MegaFeirão, além dos descontos de até 96% do Programa Desenrola.

A partir de 15 de fevereiro, o Desenrola Brasil também pode ser acessado através do site da Serasa Limpa Nome. Com a integração entre as plataformas, os usuários logados na plataforma da Serasa já podem ser redirecionados para o www.desenrola.gov.br, onde é possível consultar as dívidas e fazer os pagamentos nas condições do programa, sem a necessidade de outro login.

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Fazenda, o Desenrola Brasil beneficiou cerca de 12,2 milhões de pessoas, que renegociaram R$ 37,5 bilhões em dívidas. Os descontos médios na plataforma do programa são de 83%, em alguns casos chegando a 96%, com pagamento à vista ou parcelado sem entrada, e com até 60 meses para pagar.


Grupo de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso grupo de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso grupo, basta clicar aqui.

 

Canal de WhatsApp

Receba notícias diretamente no seu WhatsApp, sem a necessidade de procurar em vários sites ou aplicativos. Com o nosso canal de WhatsApp, ficar informado nunca foi tão fácil!

Para se juntar ao nosso Canal, basta clicar aqui.

Edição atual da Revista Amazônia

Assine para receber nossas noticia no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp