Geral

Dois mil artesãos são beneficiados com apoio técnico e capacitações em 2023

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a economia solidária, o Governo do Pará desenvolveu, ao longo do ano, diversas ações por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, que encerra o ano de 2023 com saldos positivos.

up ag 50367 24121126 4713 85f4 727a de5873c381d1up ag 50367 24121126 4713 85f4 727a de5873c381d1Com o intuito de assessorar e prestar capacitação a empreendedores e microempreendedores paraenses, a Secretaria realiza uma série de palestras e oficinas com noções básicas sobre precificação, atendimento ao cliente, gestão de negócios e vitrinismo. Ao longo de 2023, foram promovidas 920 oficinas.

Publicidade

Para oportunizar a comercialização de produtos artesanais, a Seaster incentivou e apoiou a participação de artesãos em seis feiras de artesanato regionais e três feiras nacionais, além de emitir e entregar 1.070  carteiras do artesão para profissionais do segmento. Cerca de 3 mil artesãos foram atendidos pela Secretaria.

“As ações desenvolvidas pela Seaster voltadas ao artesão são algo novo na minha vida. Participar das feiras me trouxe novos conhecimentos. Aprendi como comercializar os produtos artesanais e como divulgar o meu trabalho. Com a oportunidade de participar de uma feira nacional em Brasília ganhei novos horizontes. Quando se participa de um evento grande como esse, o nosso trabalho ganha novos olhares. É tudo muito válido”, comenta com entusiasmo o artesão do município de Curralinho, Valdir Borges.

“Sinto-me agraciado em poder ser atendido pelo Governo do Estado participando de feiras de artesanato. Os intercâmbios que temos feito com outros empreendedores, fazem com que nosso produtos sejam valorizados e levem um pouco da cultura do nosso Pará. O apoio que tivemos da secretaria neste ano foi de grande valia, fica aqui o nosso agradecimento”, comentou Alexandre Alfaia, que é artesão no Distrito de Icoaraci.

No Pará, a Seaster avalia, monitora, assessora e fornece apoio técnico a artesãos e empreendedores paraenses. De acordo com Daniel Santos, diretor de Qualificação Profissional, Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, o governo do Pará desenvolve ações e atende um número expressivo de municípios paraenses, até mesmo das regiões mais distantes. “Desenvolvemos várias ações entre cursos, oficinas, palestras e cadastros, todas voltadas para incentivar e qualificar o empreendedorismo e artesanato paraense. Este ano de 2023 conseguimos atender 11 regiões, incluindo Baixo amazonas e Xingu”.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Como as plantas se comunicam entre si na floresta?

Numa clareira da Amazônia, onde a luz do sol dança entre as folhas, as árvores…

3 horas ago

Aranhas coloridas da floresta: perigo ou beleza?

Em meio à densa vegetação da Amazônia, um brilho iridescente chama a atenção: uma aranha…

3 horas ago

Por que o bicho-preguiça se move tão devagar?

Imagine um animal pendurado em uma árvore, movendo-se com uma lentidão quase hipnótica, como se…

4 horas ago

Islândia lidera ranking global de desenvolvimento humano e oferece lições ao Brasil

Com pouco mais de 370 mil habitantes, ausência de forças armadas e uma economia baseada…

7 horas ago

Governo revoga decreto de importação de resíduos recicláveis após mobilização de catadores

Em resposta à mobilização de catadores de materiais recicláveis, o governo federal revogou nesta quarta-feira…

7 horas ago

Potencial da bioeconomia atrai investimentos e transforma a Amazônia

Modelo de produção sustentável ganha força no Pará com apoio a empreendedores da floresta e…

8 horas ago