Doutoranda da USP recebe prêmio de “Melhor Apresentação Oral” em simpósio internacional


A doutoranda Mariane Cariati Tirapelle, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), foi reconhecida com o prêmio de “Melhor Apresentação Oral” durante a nona edição do International Symposium on Translation Oncology, promovido pelo Hospital de Amor (anteriormente conhecido como Hospital do Câncer de Barretos), em setembro.

Doutoranda da USP recebe prêmio de "Melhor Apresentação Oral" em simpósio internacional

O evento reuniu pesquisadores de destaque nacional e internacional, que desenvolvem projetos inovadores nas diversas áreas da oncologia.

Tirapelle foi premiada pelo trabalho intitulado “Avaliação da eficácia terapêutica de células NK CAR anti-GD2 com expressão de GITRL em modelos in vitro e in vivo de tumores de origem neuroectodermal”, sob orientação da professora Virgínia Picanço e Castro, também da FMRP-USP. O estudo integra o projeto de doutorado conduzido no âmbito do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), um Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) da FAPESP.

Células CAR-NK: tecnologia de ponta contra o câncer

As células CAR-NK – exterminadoras naturais (NK, na sigla em inglês) modificadas geneticamente para combater o câncer – têm demonstrado respostas promissoras no combate a tumores. Este tratamento inovador foi desenvolvido no Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na FMRP-USP.

No entanto, o desenvolvimento ainda requer aprimoramentos para assegurar resultados mais duradouros. A pesquisa de Tirapelle propõe a utilização de um receptor de antígeno quimérico (CAR, na sigla em inglês) de quarta geração, que tem o potencial de melhorar a eficácia da terapia celular, proporcionando uma abordagem mais segura e com menos efeitos colaterais no tratamento do câncer.

Reconhecimento internacional

O prêmio reflete a relevância do estudo e a capacidade da FMRP-USP em liderar avanços na área de oncologia. A pesquisa premiada se destaca como um exemplo do impacto positivo que parcerias estratégicas entre universidades e centros de pesquisa podem alcançar.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser conferidas no canal do Hemocentro de Ribeirão Preto no YouTube.