O Carnaval é uma festa que se tornou sinônimo de música, dança e alegria. No Brasil, essa celebração tem uma trilha sonora muito especial: as marchinhas carnavalescas. De acordo com um levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), 14 das 20 músicas mais tocadas em todo o Brasil no Carnaval de 2023 eram marchinhas.
A Rainha das Marchinhas
Liderando o ranking aparece a música “Mamãe eu quero”, de Jararaca e Vicente Paiva. Esta canção, com seu ritmo contagiante e letra divertida, captura perfeitamente o espírito do Carnaval brasileiro.
Direitos Autorais e o Carnaval
No Carnaval do ano passado, o Ecad distribuiu R$ 19,9 milhões em direitos autorais de execução pública para mais de 12 mil compositores, intérpretes, músicos e outros artistas que tiveram suas canções tocadas desde o período de pré-folia até os últimos eventos carnavalescos realizados no país.
Muitos artistas têm suas músicas tocadas especialmente nessa época do ano e são beneficiados com o pagamento do direito autoral. A instituição reforça a importância do licenciamento para executar músicas durante os dias de folia.
Campanha de Conscientização
Para preservar a classe artística, o Ecad lançou uma campanha de Carnaval focada na conscientização sobre o pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras e casas de espetáculos, entre outros.
A campanha conta com uma landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails reforçando a importância da música para esses eventos.
A Importância do Licenciamento Musical
A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, salientou que não existe Carnaval sem música e os compositores, intérpretes e músicos têm o direito de serem remunerados quando suas músicas são tocadas.
“É importante lembrar que o direito autoral é diferente do cachê. O direito autoral pago por meio do Ecad é destinado a compositores e demais criadores das músicas tocadas em eventos, bailes, clubes e outros locais. Por isso, é fundamental que os organizadores de eventos de Carnaval, sejam eles da iniciativa pública ou privada, façam o licenciamento musical”, afirmou.
A obrigatoriedade do licenciamento musical prévio é uma determinação da legislação, por meio da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98). A lei estipula, inclusive, que não é necessário que um evento tenha finalidade de lucro para que os seus responsáveis e organizadores tenham que efetuar o pagamento dos direitos autorais pelas músicas tocadas.
O Carnaval é uma celebração da música e da cultura brasileira. As marchinhas carnavalescas, com suas melodias alegres e letras divertidas, são uma parte essencial dessa festa. Ao mesmo tempo, é importante lembrar a importância dos direitos autorais e do licenciamento musical para garantir que os artistas que criam essas músicas sejam devidamente remunerados. Com música, a folia realmente fica melhor!
As Músicas Mais Tocadas no Carnaval
Além de “Mamãe eu Quero”, que lidera o ranking, as músicas mais tocadas em blocos, bailes de carnaval, clubes, casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos no último carnaval, em todo o Brasil, incluem uma variedade de marchinhas e canções populares. Aqui estão as 20 principais músicas do ranking:
- “Mamãe eu Quero”, de Jararaca e Vicente Paiva
- “Zona de Perigo”, de Fellla Fellings, Yves, Rafa Chagas, Pierrot Junior, Lukinhas e Adriel Max
- “Allah-la-ô”, de Haroldo Lobo e Antonio Nassara
- “Marcha do Remador”, de Castelo e Antonio Almeida
- “A Jardineira”, de Humberto Carlos Porto e Benedito Lacerda
- “Me dá um dinheiro aí”, de Homero Ferreira, Glauco Ferreira e Ivan Ferreira
- “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli
- “Ta-hi”, de Joubert De Carvalho
- “Cabeleira do Zezé”, de João Roberto Kelly e Roberto Faissal
- “Não quero dinheiro”, de Tim Maia
- “Cachaça”, de Heber Lobato, Lucio de Castro, Marinosio Filho e Mirabeau
- “Vassourinhas”, de Batista Ramos e Mathias da Rocha
- “Quem sabe, sabe”, de Jota Sandoval e Carvalinho
- “Tesouro de pirata”, de Fuzza
- “Ziriguidum”, de Marcelão
- “País tropical”, de Jorge Ben Jor
- “Cidade Maravilhosa”, de Andre Filho
- “O teu cabelo não nega”, de Raul Do Rego Valença, João Valença e Lamartine Babo
- “Saca-rolha”, de Zilda do Zé, Zé da Zilda e Waldir Machado
- “Arerê”, de Gilson Babilonia e Alaim Tavares
- “Mulata iê iê iê”, de João Roberto Kelly
Essas músicas, com suas melodias alegres e letras divertidas, são uma parte essencial da celebração do Carnaval no Brasil. Elas capturam o espírito da festa e proporcionam a trilha sonora para os foliões em todo o país. A música é uma parte tão integral do Carnaval que é difícil imaginar a festa sem ela. E, como mostra o ranking, as marchinhas carnavalescas continuam a ser uma parte importante da tradição musical do Carnaval brasileiro.