Liderando o ranking aparece a música “Mamãe eu quero”, de Jararaca e Vicente Paiva. Esta canção, com seu ritmo contagiante e letra divertida, captura perfeitamente o espírito do Carnaval brasileiro.
No Carnaval do ano passado, o Ecad distribuiu R$ 19,9 milhões em direitos autorais de execução pública para mais de 12 mil compositores, intérpretes, músicos e outros artistas que tiveram suas canções tocadas desde o período de pré-folia até os últimos eventos carnavalescos realizados no país.
Muitos artistas têm suas músicas tocadas especialmente nessa época do ano e são beneficiados com o pagamento do direito autoral. A instituição reforça a importância do licenciamento para executar músicas durante os dias de folia.
Para preservar a classe artística, o Ecad lançou uma campanha de Carnaval focada na conscientização sobre o pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras e casas de espetáculos, entre outros.
A campanha conta com uma landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails reforçando a importância da música para esses eventos.
A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, salientou que não existe Carnaval sem música e os compositores, intérpretes e músicos têm o direito de serem remunerados quando suas músicas são tocadas.
“É importante lembrar que o direito autoral é diferente do cachê. O direito autoral pago por meio do Ecad é destinado a compositores e demais criadores das músicas tocadas em eventos, bailes, clubes e outros locais. Por isso, é fundamental que os organizadores de eventos de Carnaval, sejam eles da iniciativa pública ou privada, façam o licenciamento musical”, afirmou.
A obrigatoriedade do licenciamento musical prévio é uma determinação da legislação, por meio da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98). A lei estipula, inclusive, que não é necessário que um evento tenha finalidade de lucro para que os seus responsáveis e organizadores tenham que efetuar o pagamento dos direitos autorais pelas músicas tocadas.
O Carnaval é uma celebração da música e da cultura brasileira. As marchinhas carnavalescas, com suas melodias alegres e letras divertidas, são uma parte essencial dessa festa. Ao mesmo tempo, é importante lembrar a importância dos direitos autorais e do licenciamento musical para garantir que os artistas que criam essas músicas sejam devidamente remunerados. Com música, a folia realmente fica melhor!
Além de “Mamãe eu Quero”, que lidera o ranking, as músicas mais tocadas em blocos, bailes de carnaval, clubes, casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos no último carnaval, em todo o Brasil, incluem uma variedade de marchinhas e canções populares. Aqui estão as 20 principais músicas do ranking:
Essas músicas, com suas melodias alegres e letras divertidas, são uma parte essencial da celebração do Carnaval no Brasil. Elas capturam o espírito da festa e proporcionam a trilha sonora para os foliões em todo o país. A música é uma parte tão integral do Carnaval que é difícil imaginar a festa sem ela. E, como mostra o ranking, as marchinhas carnavalescas continuam a ser uma parte importante da tradição musical do Carnaval brasileiro.
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