A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas em parceria com a Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP), uma colaboração europeia estabelecida no âmbito do programa Horizon Europe.
A SBEP é composta por 60 instituições parceiras de 25 países, promovendo esforços conjuntos em pesquisa e inovação marítima e alinhando programas nacionais em uma escala pan-europeia, focando nas bacias marítimas (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e no oceano Atlântico.
Com o objetivo de incentivar a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e seus colegas da SBEP, a FAPESP, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), participa da chamada transnacional “Caminhos unificados para uma economia azul climaticamente neutra, sustentável e competitiva: envolvendo a sociedade civil, academia, política e indústria”.
A chamada engloba as seguintes áreas prioritárias: 1) Gêmeos Digitais dos Oceanos em escala regional de sub-bacias; 2) Setores da economia azul, desenvolvimento de infraestruturas marítimas de uso múltiplo; 3) Planejamento e gestão do uso do mar em nível regional; 4) Biorrecursos Marinhos.
A FAPESP disponibilizará um orçamento total equivalente a até € 400 mil para apoiar as propostas bem-sucedidas que envolvam pesquisadores do Estado de São Paulo como proponentes. As submissões de propostas devem seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.
A data-limite para envio da pré-proposta é 10 de abril.
Os pesquisadores interessados devem seguir as orientações da Chamada SBEP 2024, disponíveis em: www.bluepartnership.eu/funding-opportunities, bem como as instruções detalhadas no edital: fapesp.br/16574
Técnica com miniestufas desenvolvida pela Embrapa permite a pequenos extrativistas produzir mudas de forma acessível…
Para o climatologista Carlos Nobre, a COP30 será decisiva para proteger a floresta amazônica, evitar…
Relatório global aponta queda na taxa de circularidade para 6,9% em 2024, pressionada pelo aumento…
Você pode estar mais perto de uma onça-parda do que imagina. Mesmo sem vê-la, a…
Você já entrou em uma casa e sentiu o ambiente pesado, como se algo invisível…
A equipe, da Universidade de Leeds e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, forneceu…
This website uses cookies.