Edital para projetos sustentáveis nas bacias marítimas europeias e no Atlântico

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas em parceria com a Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP), uma colaboração europeia estabelecida no âmbito do programa Horizon Europe.

A SBEP é composta por 60 instituições parceiras de 25 países, promovendo esforços conjuntos em pesquisa e inovação marítima e alinhando programas nacionais em uma escala pan-europeia, focando nas bacias marítimas (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e no oceano Atlântico.

Com o objetivo de incentivar a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e seus colegas da SBEP, a FAPESP, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), participa da chamada transnacional “Caminhos unificados para uma economia azul climaticamente neutra, sustentável e competitiva: envolvendo a sociedade civil, academia, política e indústria”.

A chamada engloba as seguintes áreas prioritárias: 1) Gêmeos Digitais dos Oceanos em escala regional de sub-bacias; 2) Setores da economia azul, desenvolvimento de infraestruturas marítimas de uso múltiplo; 3) Planejamento e gestão do uso do mar em nível regional; 4) Biorrecursos Marinhos.

A FAPESP disponibilizará um orçamento total equivalente a até € 400 mil para apoiar as propostas bem-sucedidas que envolvam pesquisadores do Estado de São Paulo como proponentes. As submissões de propostas devem seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.

A data-limite para envio da pré-proposta é 10 de abril.

Os pesquisadores interessados devem seguir as orientações da Chamada SBEP 2024, disponíveis em:  www.bluepartnership.eu/funding-opportunities, bem como as instruções detalhadas no edital: fapesp.br/16574.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas