Inscrições abertas para o Prêmio Equatorial em prol da #AçãoClimática

 

O Prêmio Equatorial, uma iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está com inscrições abertas para sua edição de 2024. O prêmio tem como objetivo homenagear as comunidades que estão fazendo a diferença no desenvolvimento sustentável.

Sob o lema “A Natureza pela Ação Climática”, a 15ª edição do Prêmio Equatorial irá destacar e comemorar as iniciativas de comunidades, povos indígenas e comunidades tradicionais que estão implementando soluções climáticas significativas, gerenciando a natureza e a biodiversidade de maneira sustentável e promovendo a economia verde e circular.

Os dez laureados do Prêmio Equatorial serão revelados no Dia Internacional dos Povos Indígenas e se juntarão a uma rede de prestígio de 285 organizações comunitárias inovadoras de 89 países que foram premiadas desde 2002.

A cerimônia de premiação da 15ª edição do Prêmio Equatorial está programada para o último trimestre de 2024. Cada organização vencedora receberá um prêmio de 10 mil dólares e terá a oportunidade de participar de uma série de diálogos políticos e eventos especiais no segundo semestre.

As iniciativas vencedoras serão reconhecidas em três categorias:

  • Natureza para Mitigação Climática: Iniciativas que protegem, conservam e restauram florestas, manguezais, turfeiras, solos, oceanos e ecossistemas marinhos.
  • Natureza para a Adaptação e Resiliência Climática: Iniciativas que incorporam a natureza no planejamento para a segurança hídrica e alimentar, constroem sistemas alimentares resilientes às mudanças climáticas e desenvolvem práticas agrícolas e florestais regenerativas, resultando na redução do risco de desastres, melhores meios de subsistência e resiliência comunitária.
  • Natureza para uma Transição Justa: Iniciativas que promovem uma economia verde e livre de carbono, inclusiva e que criam oportunidades de trabalho digno para as pessoas. Iniciativas locais que se beneficiam da economia circular, reduzem a necessidade de extração de recursos e minimizam a pressão sobre a vida selvagem, provocando uma mudança global nos padrões de consumo e produção.

Será dada especial atenção às iniciativas que promovem a ação climática liderada por jovens e mulheres.

O prazo para inscrição é 26 de fevereiro de 2024.

Para se inscrever, visite a página do Prêmio Equatorial em português: link

Siga a Iniciativa Equatorial (@equatorinitiative) no Instagram, X e Facebook para mais informações.

Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas