Educação e meio ambiente nas escolas públicas
A Lei Ordinária nº 9.981 de 06 de julho de 2023, institui a Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima no estado do Pará, desta forma, a educação ambiental torna-se componente obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino paraense.
De acordo com Mauro Tavares, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SEDUC, a iniciativa ambiental faz parte da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, idealizada pela própria Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Pará). Tem como foco a formação educacional com desenvolvimento de práticas de preservação da natureza e vivências em comunidades tradicionais. A ferramenta para o desenvolvimento de práticas ambientais já é operante em muitas escolas, porém objetiva-se que seja implementada em 100% das escolas estaduais.
Dinâmica do projeto
Tavares explicou que em conjunto com o corpo docente, são desenvolvidas estratégias de diálogos, acompanhamentos pedagógicos, boas práticas e formações em educação ambiental, além da distribuição de materiais pedagógicos criados de acordo com a realidade amazônica. As imagens do material pedagógico foram criados pelos próprios alunos envolvidos no projeto.
Reflorestamento
Planeja-se o plantio de 1 milhão de mudas de espécies nativas da Amazônia com o propósito de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Algumas escolas já tomaram a iniciativa em parte desse plantio.
O projeto objetiva integrar a proteção da Amazônia por meio de ações do Estado com a instituição do Ciseb (Centro de Inovação e de Sustentabilidade Ambiental da Educação Básica) e a Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que será responsável por realizar o “Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente” no primeiro semestre de 2025. No encontro, estudantes dos ensinos fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países farão imersão de 10 dias na Amazônia paraense. Essas medidas poderão servir de referência ao mundo em 2025 durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Semana do Meio Ambiente
Nos dias 5 e 6 de junho deste ano a SEDUC realizará um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, justamente há um ano em que o governador Helder Barbalho lançou a Lei que instituiu a educação ambiental nas escolas do Pará.
O evento será realizado no auditório da SEDUC, localizado na rodovia Augusto Montenegro, onde será abordada questões pedagógicas do projeto e sua abrangência. A programação do evento também poderá também ser assistido ao vivo pela TV Educativa do Pará.
Durante a programação, ocorrerá exposições culturais e produtos de instituições socioambientais.
Programação