Embratur e Instituto Semeia Firmam Parceria para Promover Parques Naturais do Brasil no Exterior


Nesta terça-feira (18), Embratur e o Instituto Semeia formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover internacionalmente os parques naturais do Brasil. O Instituto Semeia, uma organização filantrópica, se dedica a incentivar a visitação e fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável das unidades de conservação no país.

 

O acordo foca na promoção internacional dos destinos brasileiros, destacando o turismo de natureza como uma alternativa educativa e de conservação ambiental. A assinatura ocorreu na sede da Embratur, em Brasília, após uma reunião entre Renata Mendes, diretora executiva do Semeia, e Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur.

Após a assinatura, houve um workshop do Programa Conexão Embratur, transmitido online, abordando a promoção de produtos e experiências de turismo de natureza em parques nacionais. Mariana Haddad, coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia, apresentou a palestra ‘Conexão: Parques do Brasil: Perspectivas e Potencial para a Promoção Internacional’.

O turismo de natureza se destaca como uma opção para diversificar os destinos brasileiros no exterior. Estudos indicam um crescente interesse dos turistas internacionais em ecoturismo e aventuras. Segundo uma pesquisa da Penta para a Embratur, ecoturismo e aventuras são o terceiro e quinto nichos mais frequentes em viagens internacionais. Outra pesquisa da GlobalData revela que 24% dos turistas internacionais procuram destinos de ecoturismo no Brasil, comparado com 19% no resto do mundo.

Belezas Naturais em Destaque

Pesquisas recentes realçam a beleza natural dos parques brasileiros. O Parque dos Lençóis Maranhenses foi classificado como o segundo mais bonito do mundo pela empresa Bounce. O jornal americano The New York Times também destacou os Lençóis e Manaus entre os 52 melhores destinos para 2023.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância do turismo de natureza para o Brasil, afirmando que ele contribui para a conservação ambiental e promove um modelo econômico sustentável que gera desenvolvimento, emprego e renda nas regiões.

Renata Mendes, do Instituto Semeia, destacou a missão dos parques naturais de conservar a biodiversidade e promover o uso público, incentivando o contato com a natureza. Ela enfatizou que a visitação a esses parques sensibiliza as pessoas sobre a importância da preservação e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico local de maneira sustentável. Uma pesquisa do Semeia revelou que mais de 70% dos brasileiros reconhecem os benefícios ambientais e socioeconômicos do turismo em parques naturais.

Detalhes do Acordo de Cooperação Técnica

O ACT, com vigência inicial de 12 meses e possibilidade de prorrogação, inclui a divulgação da Marca Brasil em empreendimentos e serviços, e o compartilhamento de dados, estudos e informações para o desenvolvimento das atividades do setor.

A Embratur apoiará a participação do Semeia em ações promocionais de turismo de natureza em mercados estratégicos internacionais e colaborará em atividades previstas no Plano de Trabalho. Já o Semeia fornecerá dados, estudos e conteúdos multimídia para promover os parques brasileiros, além de realizar workshops de capacitação para os colaboradores da Embratur.

Um dos objetivos do acordo é formar uma rede de contatos para fortalecer e expandir as iniciativas de turismo nos parques e unidades de conservação, com foco na promoção internacional. Espera-se aumentar o número de visitantes internacionais e diversificar as atividades e experiências oferecidas nesses locais, fortalecendo a cultura do turismo de natureza no Brasil.


Edição Atual

Assine nossa newsletter diária

Noticias Relacinadas