Belém, capital paraense e palco da COP30, receberá a primeira edição do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) no dia 1º de agosto. O evento, promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e pela gestora de venture capital KPTL, reunirá investidores e empreendedores de startups sustentáveis com potencial global. A proposta é fomentar 60 dessas startups e gerar um espaço de discussão sobre inovação e empreendedorismo no contexto das mudanças climáticas.
Este evento marca o início de uma série de encontros anuais que ocorrerão em diferentes cidades da Região Amazônica. O BAS contará com a participação de mais de 600 pessoas, incluindo líderes do setor público e privado, representantes de organizações, empreendedores, investidores e membros da sociedade civil. Estão confirmadas a presença de mais de dez fundos focados em impacto e sustentabilidade, além de fundos de Corporate Venture Capital de grandes empresas.
O BAS conta com o apoio de instituições como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), APEX Brasil, Mercado Livre, Sebrae Pará e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). Entre os parceiros estão a B3, Copastur Viagens e Turismo, e organizações institucionais como a Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio), Climate Ventures, a plataforma CUBO ESG, o programa Empreende Amazônia, Jornada Amazônia e a consultoria Kyvo Design-driven Innovation. A mídia também terá papel importante, com o apoio de Exame e Rede Amazônica.
O BAS será estruturado em três áreas principais: a Arena Empreendedora, a Plenária e as Salas Temáticas/Round Table, com uma programação detalhada disponível no link fornecido.
Serviço: O Bioeconomy Amazon Summit ocorrerá no dia 1º de agosto, das 9h às 18h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém do Pará.