A mudança climática é uma preocupação crescente, e agora empresas terão que fazer mais do que apenas prometer ações. Lançada durante a Climate Week NYC, a The Change Climate Project (TCCP) apresentou a versão 2025 de sua certificação padrão, juntamente com a Etiqueta Climática — uma evolução do programa Climate Neutral Certified, já estabelecido pela organização sem fins lucrativos.
Critérios Rigorosos para Ação Climática
A nova certificação, que será efetiva a partir de 2025, exige que as empresas adotem medidas concretas de financiamento da transição climática, além de um preço interno para o carbono. O objetivo é acelerar os investimentos corporativos em ações climáticas de forma compatível com a urgência da crise atual. As empresas certificadas poderão utilizar a Etiqueta Climática em suas campanhas de marketing, demonstrando uma validação externa de suas iniciativas.
Uma Abordagem Inclusiva e Transparente
Ao contrário de abordagens anteriores, o padrão 2025 adota uma visão mais abrangente, exigindo que as empresas invistam tanto dentro quanto fora de suas cadeias de operações. Além disso, as organizações certificadas deverão divulgar anualmente suas emissões de gases de efeito estufa (GHG), planos de redução, gastos com transição e investimentos em créditos de carbono e outros instrumentos de mercado.
Saiba mais
- A Interseção entre Doenças Transmitidas por Mosquitos e Mudanças Climáticas
- Revista Amazônia de Setembro: A Urgência Climática e a Luta pela Preservação da Floresta Amazônica
Desenvolvimento Baseado em Feedback e Parcerias
O novo padrão foi resultado de anos de colaboração com diversos stakeholders e incorpora lições recentes de movimentos climáticos globais. Ele foi desenvolvido com base em iniciativas como o Greenhouse Gas Protocol e o Science Based Targets Initiative. A estrutura foi também testada por empresas como Allbirds, JuneShine, MiiR, REI e Winrock International, que já cumpriram os critérios exigidos para 2025.
Garantindo Confiança e Progresso
Para garantir a confiança do consumidor, a transparência é um pilar fundamental. A certificação exige que as empresas apresentem relatórios detalhados sobre seus planos de redução de emissões, investimentos em soluções climáticas e o uso de créditos de carbono. Segundo Austin Whitman, CEO da TCCP, essa abordagem trará o progresso necessário e mais clareza ao movimento corporativo em prol do clima.
Impacto no Mercado e Expectativa para o Futuro
Com o poder de preferência dos consumidores, o TCCP espera que a nova certificação movimente centenas de bilhões de dólares em investimentos para a transição rumo ao zero líquido de emissões. A Etiqueta Climática e o padrão atualizado começarão a substituir a atual marca Climate Neutral Certified a partir de 2025, incentivando mais empresas a se responsabilizarem por suas emissões e a investirem em soluções climáticas reais.