Festival do Açaí em maio promove intercâmbio entre Pará e Colômbia

Autor: Redação Revista Amazônia

Durante a segunda edição do Festival Açaí Pará, programada para ocorrer de 14 a 16 de maio no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, será firmado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Pará e o Estado de Putumayo, na Colômbia. Esse acordo viabilizará uma troca de experiências visando o aprimoramento na produção do açaí, incluindo uma visita de reconhecimento a uma estrutura de coleta de açaí por meio de cabeamento.

Putumayo, na Colômbia, faz parte da região amazônica e é uma das áreas de maior produção de açaí no país. Entretanto, ao contrário do Pará, onde o açaí é parte integrante dos hábitos alimentares diários, no estado colombiano esse costume não é tão comum.

Em março deste ano, uma missão paraense visitou a Colômbia para conhecer de perto o modo de produção e as tecnologias utilizadas para a melhoria da cultura extrativista local. Durante a visita, foram exploradas áreas de cultivo com variedades diferentes de açaizeiros e até de espécies que não existem no Pará, proporcionando uma rica troca de conhecimento.

A missão paraense, composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), especialistas da Embrapa Amazônia Oriental, empresários e diretores de empresas, participou de reuniões em Bogotá, capital da Colômbia, com representantes de grupos exportadores de açaí no país. Além disso, visitaram os municípios de Puerto Asis e Mocoa, capital de Putumayo, que trabalham com comunidades extrativistas.

Durante as reuniões, foi discutida a possibilidade de assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os governos estaduais, visando a troca de experiências e incluindo a participação de instituições de pesquisa, como universidades locais. O termo abrangerá a troca de material entre os estados, capacitação e instalação de empresas paraenses na Colômbia.

Além disso, foram exploradas possibilidades de investimento por parte de um fundo inglês que apoia iniciativas para a agricultura sustentável, visando potenciais projetos nessa área.

O engenheiro agrônomo Geraldo Tavares, gerente de fruticultura da Sedap, ressaltou que a Colômbia produz açaí durante todo o ano devido às condições climáticas favoráveis, o que poderia suprir a escassez do produto na entressafra paraense. Especula-se até mesmo a instalação de empresas paraenses na Colômbia para abastecer o mercado paraense nesse período.

Além da troca de experiências, uma das grandes novidades do festival será a apresentação de um protótipo de estrutura utilizada na Colômbia para coleta de açaí em áreas de difícil acesso. Esse equipamento visa facilitar o trabalho dos produtores, especialmente em regiões de mata fechada, onde o acesso é mais complicado.

Com a presença da delegação colombiana, o festival proporcionará uma rica troca de experiências e conhecimentos entre os dois países. A Feira do Açaí, que faz parte da programação do evento e ocorre no Complexo do Ver-o-Peso, oferecerá ao público o tradicional prato paraense “avoado”, feito com peixe frito de açaí.

A organização do evento é realizada pela Sedap, por meio de sua Diretoria de Feiras e Mercados, em colaboração com o Instituto Ver-o-Peso e o Instituto de Desenvolvimento e Tecnologia da Amazônia (Idtama).


Edição atual da Revista Amazônia

Assine nossa newsletter diária