Investimentos que transformam vidas
Nos últimos dez anos, a Fundação Banco do Brasil investiu aproximadamente R$ 2,7 bilhões em projetos sociais não reembolsáveis, beneficiando 6,8 milhões de pessoas em 3.400 municípios brasileiros. Esses esforços são voltados para comunidades vulneráveis, como quilombolas, indígenas, agroextrativistas e agricultores familiares.
“A parceria com entidades como o Governo Federal, o BNDES e a ASA Brasil amplia a eficiência dos investimentos, maximizando os impactos positivos nas comunidades atendidas”, destacou Kleytton Morais, presidente da Fundação BB.
Exemplo prático: Cisternas de Placas
Uma das inovações destacadas é a Tecnologia Social Cisterna de Placas. Trata-se de um sistema simples e eficaz para captar e armazenar água da chuva, garantindo o acesso a água potável para milhares de famílias do semiárido brasileiro. Essa solução melhora diretamente a saúde e a qualidade de vida, além de promover a segurança hídrica.
Alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As tecnologias sociais promovidas pela Fundação BB estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, contribuindo para a erradicação da pobreza, promoção da segurança alimentar e preservação da biodiversidade.
Hub Financeiro do BB para apoiar a bioeconomia na Amazônia já soma R$ 1,5 bilhão em financiamentos
Banco do Brasil Tem Meta de Preservar 1 Milhão de Hectares em Projetos de Carbono até 2025
Rede de Tecnologias Sociais: compartilhando conhecimento
Por meio da Rede de Tecnologias Sociais – Transforma, a Fundação BB disponibiliza 767 iniciativas certificadas em diversos idiomas, como inglês, francês e espanhol. O objetivo é ampliar o acesso a soluções que combinem saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico.
“A curadoria constante de novas tecnologias e a certificação de projetos fazem parte do compromisso da Fundação com a inovação social”, afirmou Rogério Miziara, gerente de Tecnologias Sociais da FBB.